Leia também:
X Em meio à pandemia, Macron perde maioria no governo

Estudo aponta que emissão de carbono caiu 17% no mundo

Levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra

Pleno.News - 19/05/2020 16h34

Estudo aponta que emissão de carbono caiu 17% no mundo Foto: Pixabay

Um estudo publicado, nesta terça-feira (19), na revista Nature Climate Change, apontou que em abril as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera caíram 17%, em todo o mundo. Esse foi o menor volume de emissões registrado desde 2006.

No Brasil, as emissões de carbono caíram 25,2%, entre março e abril, período de pico da quarentena. As informações são do portal UOL.

Já nos Estados Unidos, a queda de emissão de carbono chegou a 31,6%. A China, país que teve os primeiros casos do novo coronavírus, apresentou redução de 23,9%, e a Argentina, 27,3%.

O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Eles avaliaram 69 países que são responsáveis por 97% das emissões globais de dióxido de carbono.

Para os pesquisadores, o acumulado de 2020 de emissão de dióxido de carbono na atmosfera pode ser de 4% a 7% menor em relação ao ano passado.

A redução de 17% indicou que, no começo de abril, o mundo inteiro estava emitindo 17 milhões de toneladas de CO2 a menos por dia. Os transportes terrestres responderam por 43% da redução de emissões. Já o setor de energia e as indústrias responderam por outros 43% da redução, e a aviação foi responsável por 10% da queda de emissão.

Os números são resultados da quarentena, adotada em vários países.

O Brasil deixou de emitir 9,7 milhões de toneladas de CO2. Grande parte da redução de carbono (6,3 milhões, que representa 65% do total) aconteceu por causa da diminuição dos transportes terrestres, como caminhões, carros e ônibus. Já indústria brasileira deixou de emitir 1,8 milhão de toneladas de carbono na atmosfera.

Apesar dos números, os pesquisadores estão cientes que o índice de poluição deve voltar a subir conforme os países retomarem suas atividades.

Leia também1 EUA: OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo
2 Itália registra menor número de casos de Covid desde março
3 Vacina contra Covid testada nos EUA tem bom resultado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.