Leia também:
X Mulher passa mal após chorar muito em sessão de cinema

Estudantes brasileiros relatam preconceito sofrido em Lisboa

Grupo acusa portugueses de xenofobia na Faculdade de Direito

Ana Luiza Menezes - 29/04/2019 19h30 | atualizado em 29/04/2019 19h31

Estudantes brasileiros da Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal, afirmaram que sofreram preconceito por parte de alunos locais. A confusão aconteceu na tarde desta segunda-feira (29), quando universitários portugueses exibiram uma caixa cheia de pedras acompanhada de um recado de incentivo para que elas fossem atiradas em brasileiros.

– Grátis se for para atirar a um zuca que passou à frente no mestrado – informava a placa.

Imagens divulgadas em redes sociais denunciaram a atitude xenofóbica dos portugueses. Além disso, 30 alunos brasileiros decidiram fazer um protesto na prita da Universidade de Lisboa.

Ao jornal O Dia, a aluna Maria Eduarda Calado, que é de Pernambuco e faz mestrado na instituição, disse que este foi o primeiro episódio contra brasileiros. Entretanto, ela revelou que piadas de mal gosto são comuns contra estudantes do Brasil.

Ela explicou ainda que o conflito pode ter acontecido por causa do calendário, que atrapalha a inscrição de portugueses no mestrado.

– Quando abriu o processo para o mestrado, entre maio e junho, o ano letivo da licenciatura em Direito, equivalente à graduação no Brasil, ainda não havia terminado. Por isso, muitos não conseguiram se inscrever para o mestrado que começou em setembro. Na primeira fase, a maioria é de brasileiros – disse ela ao jornal carioca.

A faculdade de pronunciou por meio de uma nota. No texto, a direção afirmou que se orgulha de ser um espaço de liberdade e não tolera ações ofensivas a alunos.

Após cobrança de um posicionamento, nas redes sociais, a Universidade de Lisboa afirmou que os responsáveis devem sofrer um processo disciplinar.

Leia também1 Mulher passa mal após chorar muito em sessão de cinema
2 Rússia quer construir ponte que vai até a Coreia do Norte
3 Ciclone: Número de mortos chega a 38 em Moçambique

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.