Estudante é detida na escola por se recusar a usar máscara
Grace Smith havia sido suspensa por não usar o acessório, mas continuou indo ao colégio
Thamirys Andrade - 14/10/2021 17h05 | atualizado em 14/10/2021 18h03
Uma estudante de 16 anos foi algemada e presa, no estado de Wyoming (EUA), por invasão de propriedade, após se recusar a usar a máscara contra a Covid-19 na escola.
Grace Smith, que estuda na Laramie High School, foi suspensa do colégio por dois dias, por não usar o acessório de proteção contra o vírus. Ela, no entanto, continuou comparecendo à escola, dizendo que queria “aprender”.
Funcionários do colégio afirmaram que, se ela não usasse a máscara, seria penalizada, mas Grace crê que a regra, que está em vigor no estado, viola seus direitos constitucionais.
Grace acabou presa e escoltada por policiais para fora do campus.
– Achei absolutamente ridículo. Queria voltar para a aula só para aprender. E eu nunca pensei que eles realmente me prenderiam. Sinceramente, fiquei muito surpresa ao vê-los me algemar e me levar para a cadeia – disse a estudante, em entrevista à Fox News.
A jovem chegou a pagar 500 dólares de fiança (o equivalente a R$2.768,75) para se livrar da penalidade.
– Acabei de sair. Depois de falar com meu advogado, segui suas orientações, paguei a multa de $ 500 e fui embora.
Seu pai, Andrew Smith, classificou a situação como “terrível”, mas disse estar “muito orgulhoso” de sua filha por se posicionar em nome de outras pessoas que discordam da medida no estado. A regra está prevista para expirar na próxima sexta-feira (15), mas deve ser revista pelas autoridades.
Grace disse que resistiria à polícia novamente, mas que não deve retornar à escola agora, pois, segundo ela, tem recebido ameaças.
– Houve uma ameaça de tiroteio na escola na sexta-feira passada, então não voltarei tão cedo – declarou.