Leia também:
X Cúpula do Clima: Bolsonaro diz que reduzirá emissões até 2030

“Estamos à beira do abismo”, diz secretário da ONU

Discurso foi feito durante a Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22)

Monique Mello - 22/04/2021 11h32 | atualizado em 22/04/2021 12h33

Secretário da Organização das Nações Unidas, António Guterres Foto: EFE/EPA/Justin Lane

Durante a Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), o secretário da Organização das Nações Unidas, António Guterres, falou em aliança pelo clima. Guterres diz que o planeta está à beira do abismo e que é preciso tomar atitudes rápidas para evitar um futuro próximo em que será preciso gastar trilhões para tentar contornar os estragos causados no clima.

– Precisamos diminuir as emissões de gás para os níveis de 2005. Os países não podem esperar. Na última década, já vimos os níveis das emissões de carbono maiores que nas últimas décadas. As temperaturas começaram a subir e trouxeram a possibilidade de catástrofe – disse.

Guterres pediu que todos os países, sobretudo os maiores emissores de gases do efeito estufa, adotem medidas ambientais “mais ambiciosas” nos próximos 10 anos.

– Os efeitos [do aquecimento global] são para todas as nações. Precisamos do planeta verde. Estamos à beira do abismo. Precisamos estabelecer um acordo para que cada nação, cada empresa seja parte dessa aliança – destacou.

O secretário ressaltou, ainda, que o engajamento de jovens e mulheres está influenciando setores da economia na busca por ações efetivas contra as mudanças climáticas.

– Os jovens estão mostrando aos mais velhos o que está acontecendo. As mulheres estão na linha de frente, e isso encoraja o setor financeiro pelo objetivo da emissão zero, que pode trazer trilhões de gastos nos próximos anos caso não consigamos cumprir nossas metas. Vamos mobilizar lideranças políticas para nos unirmos e trazermos dignidade e prosperidade para todos – finalizou Guterres.

 

Leia também1 Anitta tenta "lacrar", mas leva invertida de Salles: 'Teletubbie'
2 Em carta a Biden, artistas pedem 'boicote' a acordo com Bolsonaro
3 Greta ataca Bolsonaro: 'Fracassou na hora de assumir responsabilidade'
4 Sobre Fundo da Amazônia: "A gente não tem que ser mendigo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.