Leia também:
X Homem procurado por 100 homicídios é preso na Espanha

Estado de emergência no Japão é ampliado para conter crise

Há dois meses do início das Olimpíadas, país vive surto sanitário

Pleno.News - 28/05/2021 12h36 | atualizado em 28/05/2021 13h14

Olimpíadas de Tóquio já foram adiadas em um ano Foto: EFE/EPA/Kimimasa Mayama

Em uma medida que já era esperada há alguns dias, o governo do Japão decidiu nesta sexta-feira (28) estender o estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país por cerca de três semanas, até 20 de junho. Isto porque a pandemia do novo coronavírus não mostra sinais de enfraquecimento menos de dois meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa do surto global de Covid-19.

O estado de emergência na capital e em outras oito regiões do Japão estava programado para terminar nesta segunda-feira (31), mas o sistema médico continua sobrecarregado. O país viu um número recorde de pacientes com Covid-19 em estado crítico nos últimos dias, mesmo com a quantidade de novas infecções diminuindo.

As restrições impostas pelo governo proíbem, a partir de agora, os restaurantes de servir bebidas alcoólicas e de oferecer serviços de karaokê. Além disso, obriga-os a fechar até as 20 horas. O limite de participação em eventos esportivos e shows também permanecerão em vigor.

– Em Osaka e Tóquio, o fluxo de pessoas está começando a aumentar e há preocupações de que as infecções também aumentem – disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que também chefia as medidas contra o novo coronavírus no país, no início de uma reunião com especialistas.

Depois que as autoridades sanitárias japonesas aprovaram a proposta do governo, o primeiro ministro Yoshihide Suga anunciou oficialmente a extensão das restrições nesta sexta-feira.

– O número de casos [de infectados por Covid] baixou desde meados do mês, mas a situação continua sendo incerta – declarou o político.

As preocupações com as variantes do novo coronavírus e uma lenta campanha de vacinação no Japão levaram médicos, alguns executivos e centenas de milhares de cidadãos a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos, previstos para serem realizados de 23 de julho a 8 de agosto.

Autoridades japonesas, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) disseram que o evento acontecerá com a observação de medidas estritas de prevenção do novo coronavírus.

*Estadão

Leia também1 Olimpíadas canceladas podem custar R$ 88 bilhões para o Japão
2 Petição de 350 mil adesões quer cancelamento das Olimpíadas
3 Japão: Sindicato de médicos quer cancelamento das Olimpíadas
4 Delator revela propina de R$ 5,5 milhões a Lindbergh Farias
5 Na CPI, senador exibe número de recuperados, em ataque a Renan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.