Leia também:
X Fernández volta a reivindicar soberania das Ilhas Malvinas

Esposa de Chapo assume crimes no tráfico e lavagem de dinheiro

Emma Coronel pode pegar no mínimo 10 anos de prisão e no máximo a prisão perpétua

Pleno.News - 11/06/2021 09h46 | atualizado em 11/06/2021 10h04

Emma Coronel Aispuro Foto: EFE/EPA/JOHN TAGGART

Emma Coronel, esposa do traficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, declarou-se culpada, nesta quinta-feira (10), de três crimes relacionados ao tráfico de drogas, em um tribunal distrital de Washington DC, após acordo com a Justiça dos Estados Unidos.

Emma é acusada de dois crimes de conspiração (um por distribuir drogas ilegais nos EUA e o outro por lavagem de dinheiro) e por realizar operações com propriedades de um importante traficante de drogas estrangeiro.

A esposa do ex-líder do cartel de Sinaloa, de 31 anos e com dupla nacionalidade (mexicana e americana), respondeu brevemente ao juiz Rudolph Contreras, que acatou sua declaração, em audiência transmitida por telefone na qual ela também afirmou ter colaborado nas atividades e na fuga de seu marido de uma prisão mexicana em 2015.

O magistrado marcou uma audiência para 15 de setembro, onde será determinada a sentença de Emma Coronel, que pode pegar no mínimo 10 anos de prisão e no máximo a prisão perpétua, que também implica uma multa de US$ 10 milhões.

Emma Coronel, que tem duas filhas com o narcotraficante condenado há dois anos nos Estados Unidos, foi capturada no Aeroporto Internacional de Dulles, na Virgínia, em fevereiro, por suspeita de ajudar seu marido a importar drogas para o país. Ela segue presa desde então, sem direito à fiança, e continuará desta forma até a data da sua sentença.

Durante a audiência, aberta à imprensa e ao público, Emma Coronel se limitou a responder sim ou não às perguntas do juiz, dando-lhe a entender que era competente e que conhecia as consequências da sua confissão de culpa.

O juiz Contreras recordou que as acusações não são resultado de uma acusação do grande júri e que, portanto, ela se declarou culpada do que é considerada uma “informação”, o que a privaria do direito a um julgamento e “provavelmente” de apelar da sentença, com o que ela disse concordar.

O promotor Anthony Nardozzi afirmou que o governo americano poderia comprovar cada uma das acusações por meio de testemunhas e dados da polícia, revelando que a ex-rainha da beleza ajudou El Chapo, com quem se casou em 2007, a “facilitar a importação” de drogas para os EUA e a fugir da prisão de Altiplano, em 2015.

Ela também explicou que, ao longo do casamento, “controlou” as propriedades comerciais e residenciais do marido e a renda derivada de seus aluguéis, envolvendo uma série de transações financeiras que violam as leis americanas.

Contreras pediu a Emma Coronel que ouvisse essas denúncias em busca de erros, das quais confirmou que eram “verdadeiras e corretas” e que havia participado de todas as atividades que os promotores resumiram.

*EFE

Leia também1 Fernández volta a reivindicar soberania das Ilhas Malvinas
2 Peru: Keiko considera "absurdo" pedido para que seja presa
3 Colunista britânica é demitida por zombar de filha de Harry
4 Agressor de Macron é condenado a cumprir 18 meses de prisão
5 EUA e Reino Unido 'se unem' em combate a pandemias futuras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.