Leia também:
X Cientistas querem criar peixes na Lua. Entenda como funciona!

Covid: Espanha tem queda na incidência de casos de infecção

Indicador colocou o país em situação de risco médio

Pleno.News - 05/03/2021 18h25 | atualizado em 05/03/2021 18h27

Madrid, Espanha Foto: Pexels

A Espanha registrou, nesta sexta-feira (5), uma redução na incidência de casos de infecção pelo novo coronavírus em cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, que chegou a 149,2, cinco pontos a menos do que na comparação com quinta-feira (4). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do país.

O indicador colocou a Espanha em situação de risco médio de acordo com classificação das autoridades locais, embora o número de mortes siga sendo considerado elevado, já que foram notificadas 637 ao longo das últimas 24 horas.

O boletim desta sexta-feira também apontou uma nova queda na taxa de ocupação das UTIs dos hospitais locais, que está em 25,1%, três décimos a menos do que na véspera.

Nas unidades de saúde da Espanha há 9.896 pacientes internados apresentando sintomas da Covid-19, o que representa 304 a menos do que na quinta-feira).

Ainda no balanço desta sexta-feira, constam 6.654 novos casos de infecção, o que eleva o total desde o início da pandemia para 3.149.012. O país contabiliza 71.138 mortes.

SEMANA SANTA
Com a aproximação da celebração da Semana Santa, existe a expectativa sobre as medidas que serão adotadas pelas autoridades nacionais e regionais, para evitar uma nova onda de contágio, depois que os indicadores da terceira onda se estabilizaram.

A Comissão de Saúde Pública decidiu propor, na quinta-feira, que as comunidades autônomas sejam fechadas perimetralmente e que seja fixado um toque de recolher que vigoraria de 22h às 6h.

Além disso, entre as medidas sugeridas está a limitação de reuniões em espaços públicos ou privados a um número máximo de quatro pessoas.

Além disso, neste conjunto de recomendações, está que não sejam celebrados encontros sociais nas residências ou em outros espaços fechados com pessoas que não convivam juntas no dia a dia.

Na próxima quarta-feira (10), haverá reunião entre o governo nacional e os líderes regionais, para que todas as medidas sejam tornadas definitivas.

No entanto, em algumas regiões, como Madri, que são governadas por conservadores, há resistência na adoção de medidas mais rígidas para evitar a propagação do novo coronavírus.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Cientistas querem criar peixes na Lua. Entenda como funciona!
2 Estudo revela alta proteção com a Sputnik V em infectados
3 Conheça os bens mais caros e inusitados da Rainha Elizabeth II
4 Democrata abre processo contra Donald Trump por terrorismo
5 "Pensamento Neanderthal", diz Biden sobre suspender máscaras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.