Leia também:
X Mãe de criança vacinada contra Covid por erro: “Fico com medo”

Espanha quer ter vacina própria contra a Covid-19 ainda este ano

Ensaios clínicos estão previstos para junho

Pleno.News - 16/04/2021 13h42 | atualizado em 16/04/2021 13h59

Pedro Sánchez, presidente da Espanha
Pedro Sánchez, presidente da Espanha Foto: Pool Moncloa/Borja Puig de la Bellacasa

A Espanha planeja ter sua própria vacina contra a Covid-19 ainda em 2021, de acordo com o presidente do governo, Pedro Sánchez, que definiu este projeto da farmacêutica Hipra como um dos mais “esperançosos” para livrar o país da pandemia.

Sánchez visitou hoje as instalações da farmacêutica espanhola na cidade de Amer, na província catalã de Girona, onde destacou a importância da vacinação como “a grande esperança” para superar a crise sanitária provocada pelo coronavírus.

– Na Espanha, entre abril e setembro, chegarão cerca de 87 milhões de doses e, portanto, vamos garantir a vacinação de todos os nossos compatriotas este ano, onde quer que vivam – disse Sánchez, cuja meta é de que 70% da população espanhola esteja vacinada no final do verão (no hemisfério norte).

Este objetivo é definido pelo governo espanhol, apesar dos contratempos que surgiram com as vacinas das empresas Janssen e AstraZeneca e do risco potencial de formação de coágulos sanguíneos em uma porcentagem mínima das pessoas inoculadas.

Além dessas duas empresas, a Espanha também está imunizando a população com as vacinas de Pfizer/BioNTech e da Moderna. E, até agora, quase 12 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose, e 3.253.537 pessoas, cerca de 6,9% da população, já receberam as duas doses.

O projeto da farmacêutica Hipra é um dos mais avançados entre os que estão sendo desenvolvidos na Espanha, com previsão de início dos ensaios clínicos em junho e produção de 400 milhões de doses até 2022.

Sánchez disse estar “muito entusiasmado” com o projeto da Hipra porque “é essencial que a indústria catalã e espanhola seja capaz de dar uma resposta própria a esta pandemia”.

A Espanha possui várias linhas de pesquisa que desenvolvem projetos para a criação de uma vacina contra a Covid-19, entre as quais a Hipra se destaca como uma das mais promissoras, juntamente com as das equipes do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

A Hipra é uma empresa farmacêutica com 38 filiais em todo o mundo e especialista em vacinas para saúde animal. Mas, com a pandemia, ela evoluiu para a saúde humana e abriu uma nova linha de pesquisa com dois projetos para desenvolver um medicamento contra a Covid-19.

A Espanha, desde o início da pandemia, registra 3.396.685 de casos e 76.882 mortes por Covid-19, de acordo com os últimos dados oficiais.

*EFE

Leia também1 Mãe de criança vacinada contra Covid por erro: "Fico com medo"
2 Governo de São Paulo autoriza reabertura do comércio
3 Nunes Marques nega pedido de impeachment contra Gilmar
4 França aprova lei que considera estupro sexo com menores de 15
5 Vídeo mostra Jairinho recebendo sanduíche de diretor de presídio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.