Leia também:
X Desenho inédito de Leonardo da Vinci será leiloado

Espanha quer proibir venda de carros a gasolina em 2040

Previsão é que veículos a diesel também não possam mais ser vendidos no país

Ana Luiza Menezes - 13/11/2018 18h47

Espanha considera o fim da venda de carros a diesel e gasolina Foto: Pexels

O governo da Espanha quer impedir, a partir de 2040, as vendas e o emplacamento de automóveis e veículos comerciais leves com emissões diretas de dióxido de carbono. Entre os automóveis da lista estão todos os de motor a diesel e a gasolina.

A intenção consta em um projeto de lei de mudança climática e transição energética preparado pelo governo. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (13) por fontes do Ministério para a Transição Ecológica.

O plano engloba todos os veículos que utilizam motor a combustão tradicional e os automóveis propulsados por outros sistemas que, embora em menor quantidade, também emitem dióxido de carbono (CO2). Os híbridos, os a gás natural (GNC) ou os a gás liquefeito de petróleo (GLP) também são considerados prejudiciais.

Segundo as previsões do governo, no ano de 2050 estaria proibido o tráfego de todos os carros de passeio que emitem de forma direta este poluente. Também está previsto que o sistema de carros elétricos espanhol evolua progressivamente até ser baseado exclusivamente em fontes renováveis em 2050 e em uma redução das emissões de gases de efeito estufa de pelo menos 90% em relação aos níveis de 1990.

Os esforços visam garantir o cumprimento do Acordo de Paris de luta contra a mudança climática, segundo as fontes ministeriais. A proposta de lei inclui uma obrigação de que todos os municípios espanhóis com mais de 50 mil habitantes teriam que contar com áreas de baixas emissões antes de 2023.

Ainda segundo as fontes, a proposta espanhola é similar às apresentadas pelo Reino Unido, França, Dinamarca, Irlanda, Alemanha, Holanda e Noruega. Porém, os prazos de aplicação das medidas são diferentes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Governo da Nicarágua acusa ONGs de tentativa de golpe
2 China suspende quase 10 mil contas nas redes sociais
3 Áudio de morte de Khashoggi chocou oficial saudita

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.