Leia também:
X Papa Francisco deixa o hospital após ficar 10 dias internado

Espanha diz que jornalista que cobria atos em Cuba foi presa

Camila Acosta é correspondente na ilha do jornal espanhol ABC

Pleno.News - 14/07/2021 10h23 | atualizado em 14/07/2021 11h14

Correspondente de jornal espanhol, Camila Acosta foi presa em Cuba Foto: Reprodução

O ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, confirmou, na terça-feira (13), a detenção em Cuba da jornalista Camila Acosta, correspondente na ilha do jornal espanhol ABC, e cobrou a libertação da profissional.

O chanceler se manifestou por meio de uma postagem no Twitter em que defendeu o direito dos cubanos de se manifestarem “livremente e pacificamente”, cobrando que as autoridades do governo do país da América Central respeitem esses atos.

A Federação de Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE) também exigiu a libertação da profissional do ABC, que foi detida por “informar sobre as manifestações de protesto que estão se desenvolvendo na ilha caribenha”.

A FAPE ainda exigiu a retirada de todas as acusações contra Acosa, que pode ser condenada em Cuba por crimes contra a segurança de Estado, e pediu que o Executivo espanhol acompanhe a situação e faça a intervenção necessária para que a jornalista seja libertada.

Além disso, a entidade condenou as agressões e as prisões de outros jornalistas na ilha caribenha que foi palco de manifestações populares no último domingo (11). Um dos que sofreram violência foi o fotojornalista espanhol Ramón Espinosa, que trabalha para a agência de notícias americana Associated Press, segundo confirmou a FAPE.

Acosta, que se define no perfil que mantém no Twitter como “jornalista independente cubana”, foi detida na segunda-feira (12) pela polícia política cubana, ao sair de casa. Foram levados os equipamentos de trabalho, como o computador dela. As autoridades a acusaram de crime contra a segurança de Estado, o que habitualmente é imputado a dissidentes do regime de Cuba.

*EFE

Leia também1 EUA exigem que Cuba reative internet e 'respeite a voz do povo'
2 Congressistas pedem que Joe Biden não negocie com Cuba
3 Dissidentes cubanos nos EUA fazem manifestação em Miami
4 Temendo o povo, Cuba reforça policiamento e derruba internet
5 Feliciano critica comentários de Lula sobre protestos em Cuba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.