Leia também:
X OCDE abre processo para a adesão do Brasil à organização

Erupção de vulcão em Tonga foi mais forte que bomba atômica

Segundo a Nasa, fenômeno superou a bomba de Hiroshima em centenas de vezes

Thamirys Andrade - 25/01/2022 17h20 | atualizado em 25/01/2022 17h40

Erupção de vulcão submarino provoca tsunami em Tonga
Imagens de satélite captaram as nuvens de cinzas, vapor e gás emitidas pelo vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai Foto: EFE/EPA | Serviços meteorológicos de Tonga

A Nasa (Agência Espacial Norte Americana) informou que a erupção do vulcão submarino em Tonga foi centena de vezes mais intensa que a bomba atômica lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

– Calculamos que a quantidade de energia liberada pela erupção foi equivalente a entre 5 e 30 mt (um megaton = 1.000 quilotonelada) – declarou o cientista da Nasa Jim Garvin, nas redes sociais.

Segundo o Observatório da Terra da agência espacial, o vulcão provocou uma coluna de fumaça de 40 km e chegou a ser ouvido no Alasca, que está localizado a mais de 9.000 km de distância.

O fenômeno mudou a configuração da ilha vulcânica Hunga Tonga-Hunga Ha’apai. Antes, ela era formada por duas ilhas unidas por novas terras formadas em 2015. Com a erupção, as terras mais recentes desapareceram, assim como partes das mais antigas, informou a Nasa.

A erupção provocou também ondas anormais em países a milhares de quilômetros de distância, um alto número de descargas elétricas e variação de pressão atmosférica em todo o mundo.

Segundo o governo de Tonga, mais de quatro quintos da população foi afetada, e 62 pessoas da ilha de Mango tiveram que se refugiar na ilha de Nomuka. Também atingida, Nomuka perdeu seu hospital em meio ao tsunami e registrou cerca de 20 feridos.

Atualmente, as ilhas atingidas estão recebendo auxílio internacional para obterem suprimentos, água, itens de higiene e barracas para os desabrigados.

Leia também1 Tonga: Erupção é uma das mais intensas do mundo em décadas
2 Primeiras imagens de Tonga após erupção são divulgadas
3 Maior erupção vulcânica em 30 anos deixa dois mortos no Peru
4 Erupção de vulcão submarino provoca tsunami em Tonga
5 Chile pede evacuação em Ilha de Páscoa após erupção submarina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.