Leia também:
X Homem sobe em estátua e tira a roupa para exigir vacina

Equador: Estrangeiros vacinados poderão entrar sem teste PCR

Informação foi divulgada pelo presidente do Comitê Nacional de Operações de Emergência

Pleno.News - 17/03/2021 20h09 | atualizado em 18/03/2021 11h03

teste de covid-19 pcr cotonete
Equador permitirá entrada de estrangeiros vacinados sem exigir teste PCR Foto: Mufid Majnun | Unsplash

O Equador começará, na próxima semana, a permitir a entrada de estrangeiros vacinados contra a Covid-19, sem a necessidade de eles fazerem um teste PCR antes da chegada, como parte de um novo pacote de medidas de incentivo ao turismo.

A informação foi divulgada pelo presidente do Comitê Nacional de Operações de Emergência (COE), Juan Zapata, após uma reunião em que foram analisadas questões educacionais e de transporte aéreo, visto que as fronteiras terrestres ainda estão fechadas.

– Foram feitas reformas nos protocolos de entrada de estrangeiros em território equatoriano por via aérea. Os cidadãos que entrarem e apresentarem a carteira de vacinação com as doses completas poderão entrar sem apresentar o teste PCR negativo – disse Zapata, durante entrevista coletiva.

Aqueles que não foram vacinados, devem continuar apresentando teste PCR negativo, ou antígenos, na entrada, mas no máximo 72 horas antes da chegada.

A medida entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (22) para dar tempo de informar consulados, embaixadas e companhias aéreas. A regra é a mesma para cidadãos equatorianos e estrangeiros, embora a reforma, reconheceu Zapata, busque incentivar o turismo internacional.

Ele acrescentou que “serão geradas garantias suficientes para reativar o setor do turismo, que ficou comprometido durante a pandemia”.

Como o resto do mundo, o setor turístico equatoriano sofreu uma queda muito forte devido ao novo coronavírus, que castigou muitas famílias que dependiam dele e das empresas.

Na mesma entrevista coletiva, o vice-ministro do Turismo, Ricardo Zambrano, defendeu que, com essas reformas, haverá a possibilidade de receber a população que já foi vacinada.

– Se levarmos em conta os números em nível mundial, são 83 milhões de vacinados, e os mercados estratégicos que o Equador recebe do turismo internacional têm uma taxa de vacinação bastante elevada. É uma oportunidade para a reativação do turismo no Equador”, disse Zambrano, agradecendo ao COE-Nacional pela decisão.

A ideia é acelerar a chegada de turistas vacinados e, assim, ajudar a levantar um setor que, com a pandemia, perdeu quase 2 bilhões de dólares (R$ 11 bilhões).

E como a estratégia turística do país andino para este ano tem muito mais em conta os países do continente americano, a mudança pode ser uma vantagem, principalmente considerando a vacinação mais avançada no Chile, na Argentina, na Colômbia e no Peru.

Por outro lado, o COE também analisou a situação de 77 escolas recentemente autorizadas a abrir um programa piloto de ensino presencial, nas quais não foram registradas infecções entre os alunos, embora quatro professores tenham testado positivo para o vírus.

– De acordo com os indicadores dos especialistas, [isso] é positivo; foi estabelecido um isolamento adequado, e não houve problemas – disse Zapata.

Segundo essa avaliação, o Ministério poderia autorizar outras instituições escolares a entrarem nos planos piloto com os protocolos já estabelecidos.

O Equador fechou as escolas em 12 de março de 2020, e, desde então, apenas projetos-piloto foram autorizados em algumas centenas de escolas, sobretudo as rurais, em que a educação digital é muito mais complicada devido à falta de infraestrutura.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Covid: Japão planeja suspender estado de emergência em Tóquio
2 Covid-19: França deverá impor novas restrições em Paris
3 Jovem que tirou a máscara de motorista e tossiu nele é presa
4 Time russo oferece Sputnik V aos torcedores durante jogos
5 Covid se originou em fazenda na China, diz investigador da OMS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.