Leia também:
X Estado Islâmico comemora incêndio na Notre-Dame

Entenda a importância da Catedral de Notre-Dame

Acontecimentos significantes da história francesa ocorreram na igreja

Ana Luiza Menezes - 15/04/2019 21h30 | atualizado em 16/04/2019 10h50

Atingida por um incêndio, nesta segunda-feira (15), a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, tem uma grande importância histórica. Além de ter sido palco de acontecimentos significantes, a igreja se tornou símbolo das artes.

Construída em estilo gótico, ela tem mais de 850 anos. Sua edificação ocorreu ao longo de 200 anos entre 1163, durante o reinado de Luis VII, e 1345.

Notre-Dame em chamas Foto: EFE/Julien de Rosa

Grandes momentos, como a coroação de Henrique VI da Inglaterra, em 1431, foram registrados no local. No século 19, a catedral chegou a ficar em ruínas e quase foi demolida, porém acabou salva por Napoleão Bonaparte, coroado imperador em Notre-Dame em 1804.

Durante a Segunda Guerra Mundial, já no século 20, mais ameaças surgiram. Seu vitral arqueológico chamado Rose Window, considerado a maior janela de vidro do mundo produzida no século 13, teve que ser removido e reinstalado somente no final do conflito.

Igreja fica perto do rio Sena Foto: EFE/Ian Langsdon

Notre-Dame também tem relação com a padroeira do país, Santa Joana D’Arc. Dentro do local havia um grande acervo, com pinturas, gravuras, estátuas de bronze e um órgão musical do século XVII.

Próxima ao rio Sena, a igreja era o monumento mais visitado da Europa, com uma média 13 milhões de visitantes ao ano, ultrapassando a Torre Eiffel. Ainda não foi revelada a razão do incêndio, porém algumas pessoas especulam que as obras de restauração do prédio podem ter causado o fogo.

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que pretende reconstruir a catedral. No Twitter, ele se referiu à tragédia como a “dor de toda uma nação”.

– Como todos os nossos compatriotas, estou triste hoje, quando vemos esta parte de nós queimando – disse.

Leia também1 "Não restará nada" diz porta-voz da Notre-Dame
2 Bolsonaro lamenta incêndio na Catedral de Notre-Dame
3 Assessor de Bolsonaro: "O Ocidente está sendo destruído"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.