Leia também:
X Lula critica protesto realizado contra ele em Portugal: ‘Papelão’

Empresa japonesa tentará hoje ser a primeira a pousar na Lua

Ispace de Tóquio fala em inaugurar uma "nova era nas missões lunares comerciais"

Pleno.News - 25/04/2023 11h18 | atualizado em 26/04/2023 11h47

Nave chama-se Hakuto Foto: ispace/Divulgação

Uma empresa japonesa está prestes a tentar o que nenhuma outra empresa privada conseguiu: pousar na Lua. A empresa Ispace de Tóquio colocou a sua própria nave espacial em órbita ao redor da Lua há um mês. Nesta terça-feira (25), os controladores de voo darão instruções à nave, chamada Hakuto – que significa coelho branco, em japonês -, para descer de uma altitude de 100 quilômetros e alunissar.

Se tudo correr como planejado, o módulo iniciará a sua descida em direção ao satélite da Terra por volta das 12h40 (horário de Brasília).

A nave de sete pés transporta um mini rover lunar para os Emirados Árabes Unidos e um robô de brinquedo do Japão desenvolvido para rolar na poeira lunar.

O sucesso não é garantido. A Ispace anunciou três locais de alunissagem alternativos e, dependendo das condições, poderá também adiar a data de pouso na Lua para 26 de abril, 1º ou 3 de maio.

– O palco está montado. Estou ansioso por testemunhar este dia histórico, que marca o início de uma nova era nas missões lunares comerciais – declarou Takeshi Hakamada, fundador e diretor-executivo da empresa, este mês.

O módulo, com apenas três metros de altura e 340 quilos de peso, está em órbita lunar desde o mês passado. Hakuto-R Mission 1 percorreu um longo e indireto caminho até a Lua após a sua decolagem em dezembro, enviando fotografias da Terra ao longo do percurso.

O projeto foi um dos cinco finalistas da competição Lunar X da Google para colocar um rover na Lua até 2018, um prazo que expirou sem um vencedor.

Com apenas 200 empregados, a Ispace explica que “quer alargar a esfera da vida humana ao espaço e criar um mundo sustentável, fornecendo serviços de transporte de alta frequência e de baixo custo para a Lua”.

O fundador Hakamada diz que a missão estabelece “as bases para desbloquear o potencial da Lua e transformá-la num sistema econômico robusto e vibrante”.

A empresa acredita que o satélite pode albergar uma população de mil pessoas até 2040, para além de 10 mil visitantes anuais.

Apenas três países conseguiram pousar com sucesso na Lua: Rússia, Estados Unidos e China, todos em programas patrocinados pelos governos. O modelo transporta vários rovers lunares, incluindo um modelo japonês em miniatura com apenas oito centímetros.

Em abril de 2019, a SpaceIL, uma organização israelita sem fins lucrativos, viu sua nave espacial ser destruída pelo impacto ao bater na superfície da Lua enquanto tentava pousar.

*AE

Leia também1 Brasileiros são presos com cocaína escondida no intestino
2 População protesta nas ruas de Portugal contra presença de Lula
3 Lula critica protesto realizado contra ele em Portugal: 'Papelão'
4 Presidente Joe Biden anuncia que vai ser candidato à reeleição
5 Ex-presidente peruano é preso por corrupção no caso Odebrecht

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.