Leia também:
X Trump pede que investigação da trama russa seja encerrada

Emissão de CO2 na atmosfera em 2017 foi maior da história

O dióxido de carbono é um gás associado ao efeito estufa e aquecimento global

Camille Dornelles - 01/08/2018 14h52

Emissão de gás carbônico atinge níveis históricos Foto: Wikimedia

O governo norte-americano emitiu nesta quarta-feira (1º) dados do Relatório Anual do Estado do Clima. De acordo com o levantamento, 2017 foi o ano em que se registrou o maior índice de emissão de dióxido de carbono (gás carbônico) da história.

A concentração média mundial de CO₂ na superfície da Terra em 2017 foi de 405 partes por milhão (ppm). Em 2016, o valor era de 403 ppm. O relatório indica que a taxa de crescimento global de CO₂ “quase quadruplicou desde o começo da década de 60”.

O Relatório Anual do Estado do Clima é elaborado por mais de 450 cientistas de mais de 60 países em coordenação com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Ele descreve a piora das condições meteorológicas no mundo todo.

Em 2017, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se retirou do acordo mundial do clima. O país é o segundo maior contaminante do mundo depois da China, mas se retirou de seus compromissos ambientais sob o governo de Trump, que chegou a manifestar que a mudança climática é “um conto chinês”.

Em março, a extensão do gelo marinho alcançou seu número mais baixo no registro de satélites há 37 anos e as geleiras de todo o mundo se reduziram pelo 38° ano consecutivo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Ano de 2017 é um dos mais quentes da história, diz OMM
2 O dilúvio e a arca de Noé. Afinal, é ou não é?
3 Desastres naturais estão mais frequentes em 2017? Entenda

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.