Leia também:
X Trump e esposa foram vacinados contra a Covid-19, diz imprensa

Embaixadora da UE expulsa por Maduro deixa Venezuela

Isabel Brilhante foi declarada "persona non grata" após sanções do bloco europeu contra 19 venezuelanos

Pleno.News - 02/03/2021 15h09 | atualizado em 02/03/2021 16h04

isabel brilhante Embaixadora da UE sairá da Venezuela nos próximos dias
Diplomata Isabel Brilhante Pedrosa Foto: EFE / Rayner Peña

Embaixadora da União Europeia (UE) na Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa saiu do país em silêncio nesta terça-feira (02), três dias após ter sido declarada “persona non grata” pelo governo do presidente Nicolás Maduro, que ordenou a expulsão da diplomata em resposta às sanções do bloco europeu contra 19 venezuelanos.

– Obrigada infinitamente a todos os venezuelanos pelo carinho, reconhecimento e afeto. Levo todos em ótimas recordações. Meu coração fica aqui. Eu te amo, Venezuela – disse a diplomata em mensagem publicada no Twitter, após seis dias de silêncio.

A expulsão foi ordenada no dia 24 de fevereiro pelo próprio Maduro, que concedeu inicialmente um prazo de 72 horas para a saída dela. A pedido da diplomata, a data foi prorrogada para esta terça-feira.

A decisão da expulsão já era esperada desde que o Parlamento, onde o chavismo é maioria, solicitou a medida ao governo, uma resposta às sanções adotadas contra 19 venezuelanos, entre eles deputados e autoridades.

Esta foi a segunda vez que Maduro ordenou a saída de Brilhante da Venezuela. A primeira ocorreu no final de junho de 2020, também por sanções da UE contra venezuelanos. No entanto, naquela ocasião o governo venezuelano reverteu a decisão três dias depois.

Fontes do bloco disseram à Agência Efe no sábado passado que a embaixadora não pôde deixar o país no prazo determinado “por razões logísticas sobre as quais as autoridades tinham conhecimento”.

A missão diplomática da UE em Caracas não informou uma data nem o horário de saída, apenas da insistência da imprensa que acompanhou o trabalho da embaixadora durante o período passado na Venezuela.

*EFE

Leia também1 Venezuela: Cristãos recebem alta após ataque e líder presta queixa
2 Nigéria anuncia libertação de 279 alunas raptadas em escola
3 Embaixadora das Filipinas que agrediu empregada é demitida
4 Trump e esposa foram vacinados contra a Covid-19, diz imprensa
5 EUA: Governo revoga restrições de vistos para imigrantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.