Leia também:
X Mulher encomenda celular de R$ 8,5 mil e recebe caixa de leite

Embaixador do Vaticano contrai Covid-19 antes de visita do Papa

Líder da Igreja Católica viajará ao Iraque no início de março

Pleno.News - 28/02/2021 15h16 | atualizado em 28/02/2021 15h21

Papa Francisco Foto: Reprodução

O embaixador do Vaticano no Iraque, o núncio apostólico Mitja Leskovar, testou positivo para Covid-19 uma semana antes da visita do Papa Francisco ao país. Mesmo assim, a programação da viagem não será alterada, informaram fontes da nunciatura neste domingo.

– O embaixador testou positivo para coronavírus, mas tem sintomas leves e foi isolado das demais pessoas – afirmou à Agência EFE uma fonte que pediu anonimato.

Leskovar, de 51 anos, “continua seu trabalho para organizar a visita de Sua Santidade ao Iraque. A infecção do embaixador não afetará a visita”, que ocorrerá de 5 a 8 de março, declarou a fonte.

O pontífice costuma se hospedar nas nunciaturas dos países que visita, mas não divulgou detalhes sobre onde se instalará no Iraque.

O embaixador, de origem eslovena e que ocupa o posto desde maio de 2020, preparou a viagem do Papa Francisco durante as últimas semanas viajando por diversos lugares do Iraque.

No dia 25 de fevereiro, o porta-voz do aiatolá do Iraque, Ali al Sistani, que se reunirá com o Papa na cidade sagrada de Najaf, também testou positivo para Covid-19, mas ainda não confirmou se o encontro acontecerá.

Esta é a primeira viagem apostólica do Papa após mais de um ano devido à pandemia. A visita já era desejada há tempos para apoiar a minoria cristã no país, vítima de perseguição dos jihadistas do grupo Estado Islâmico e da violência nos últimos anos.

Até o momento, o Iraque já contabilizou mais de 690 mil casos de Covid-19 e 13,3 mil mortes por complicações da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

*EFE

Leia também1 Papa descarta voltar à Argentina e diz imaginar a morte em Roma
2 Vaticano recua após dizer que demitiria quem não se vacinasse
3 Papa Francisco nomeia primeira mulher para Sínodo dos Bispos
4 Durante viagem ao Iraque, papa encontrará o aiatolá Sistani
5 Papa Francisco recebe 2ª dose de vacina contra Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.