Leia também:
X Invasor do castelo de Windsor queria matar a rainha Elizabeth

Em carta aos casais, Papa fala de 3 “palavras-chave do casamento”

Texto foi assinado neste domingo, dia da festa da Sagrada Família

Monique Mello - 27/12/2021 12h11 | atualizado em 27/12/2021 15h04

Papa Francisco Foto: EFE / EPA / GEORGE VITSARAS

O papa Francisco escreveu uma extensa carta aos casais neste domingo (26), data da festa da Sagrada Família. Na carta, Francisco disse que os lockdowns e quarentenas forçaram as famílias a passar mais tempo juntas. No entanto, ele observou que esse “convívio forçado” às vezes testava a paciência de muitos e, em alguns casos, gerava dificuldades.

– Os problemas pré-existentes foram agravados, gerando conflitos que, em alguns casos, se tornaram quase insuportáveis. Muitos até experimentaram o rompimento de um relacionamento – escreveu.

O pontífice encorajou os casais a buscar ajuda e a sempre se lembrar de três palavras-chave em um casamento: “com licença, obrigado e desculpe”.

– …Assim, o estar juntos não será uma penitência, mas um refúgio no meio das tempestades. Que a família seja um lugar de acolhimento e compreensão. Guardai no coração o conselho que dei aos esposos de usarem estas três palavras: “com licença”, “obrigado”, “desculpa”.

Francisco também lembrou aos pais que a separação conjugal é particularmente difícil para os filhos, que olham para os pais como uma fonte constante de estabilidade, amor, confiança e força.

– O rompimento de um casamento causa imenso sofrimento, pois muitas esperanças são frustradas e mal-entendidos podem levar a discussões e feridas que não são facilmente curadas. As crianças acabam tendo que sofrer a dor de ver os pais não mais juntos.

O papa disse a repórteres, na primeira segunda-feira de dezembro (6), que “os pecados da carne não são os mais graves”, em referência a relações sexuais consideradas ilícitas. Para o pontífice, há pecados piores que a luxúria, como o orgulho e o ódio. Na ocasião, ele comentava a renúncia de um dos arcebispos de Paris, Michel Aupetit, acusado de envolver-se com uma mulher, no início do mês.

Leia também1 TV erra e noticia morte do Papa durante transmissão no Natal
2 Covid: Vaticano defende vacinas e pede maior distribuição
3 Papa: Violência contra mulheres é problema "quase satânico"
4 Sheeva sobre pivô da separação de Maiara: “Trabalha pro diabo”
5 Igreja Batista Atitude terá Culto da Virada no Parque Olímpico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.