Leia também:
X Guarda real desmaia durante o velório da rainha Elizabeth II

Elizabeth II será sepultada ao lado do duque de Edimburgo

Corpo será enterrado na próxima segunda-feira

Pleno.News - 15/09/2022 11h27 | atualizado em 15/09/2022 11h53

Elizabeth II e o marido, o duque de Edimburgo Foto: EFE/EPA

O corpo da rainha Elizabeth II será enterrado na próxima segunda-feira (19) ao lado dos restos mortais do marido dela, o duque de Edimburgo, na Capela Rei George VI, no Castelo de Windsor. A cerimônia será privada, conforme divulgou, nesta quinta-feira (15), o Palácio de Buckingham.

O ato solene acontecerá às 19h30 locais (15h30 de Brasília), após a celebração, em Londres, do funeral de Estado, que ocorrerá na Abadia de Westminster, perto do Parlamento. Estarão presentes diversos líderes mundiais e representantes de casas reais.

Segundo alguns detalhes do funeral que foram divulgados nesta quinta (15), ao fim da cerimônia religiosa, haverá em todo o país dois minutos de silêncio, que serão seguidos pela execução do hino God Save the King (Deus Salve o Rei).

Na segunda-feira, os convidados, entre eles, o presidente Jair Bolsonaro, os reis da Espanha Felipe VI e Letizia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entre outros, começarão a chegar às 8h (4h de Brasília) à Abadia. Eles estarão no local três horas antes do início da missa que será acompanhada por cerca de 2 mil pessoas.

No entanto, o Palácio de Buckingham não divulgará a lista completa dos convidados para a cerimônia da próxima segunda-feira.

Um canhoneiro de 123 anos da Marinha Real, puxado por 98 marinheiros, levará o caixão de Elizabeth II do Westminster Hall, onde acontece o velório da monarca, para a Abadia de Westminster para o funeral do estado.

Da sede do Parlamento, o rei Charles III e outros membros da família real caminharão atrás do cortejo fúnebre.

Elizabeth II e o marido, o duque de Edimburgo Foto: EFE/EPA/STR

Na procissão irão gaiteiros de regimentos escoceses e irlandeses, assim como músicos da Real Força Aérea.

Ao fim do funeral, o rei e outros integrantes da família real caminharão atrás do veículo que levará o caixão da rainha até o Arco de Wellington, no centro de Londres, de onde será levado para o Castelo de Windsor, que foi a residência de fim de semana da soberana.

Charles III e seus irmãos, Anne, Andrew e Edward farão nesta sexta-feira a “vigília dos príncipes”, seguindo a tradição de velar o caixão, como fizeram na última sexta-feira na catedral de St. Giles, em Edimburgo.

*EFE

Leia também1 Xi e Putin se encontram para reforçar aliança contra Ocidente
2 Papa diz que mulheres no poder evitariam guerras no mundo
3 Governo de Biden diz ter política com Cuba diferente de Obama
4 Carro de Zelensky se envolve em acidente em Kiev, diz porta-voz
5 Miss Venezuela é detida na Espanha por tráfico humano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.