Leia também:
X Para evitar racismo, marca de arroz mudará nome e logotipo

Elizabeth II deixa residência pela 1ª vez desde início da pandemia

Rainha e seu neto, príncipe William, visitaram Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa

Pleno.News - 15/10/2020 16h09 | atualizado em 15/10/2020 18h26

Rainha Elizabeth deixa residência pela primeira vez desde início da pandemia Foto: Reprodução/The Royal Family

A rainha Elizabeth II realizou, nesta quinta-feira (15), seu primeiro ato público fora de uma de suas residências oficiais em sete meses, desde o início da pandemia do novo coronavírus. A monarca, de 94 anos, estava acompanhada por seu neto, o príncipe William, durante uma visita ao Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (Dstl), em Port Down, perto da cidade de Salisbury, na Inglaterra.

No laboratório, a rainha conversou com cientistas em atividade na gestão da crise da Covid-19 no Reino Unido. Elizabeth e o príncipe também tiveram a oportunidade de conversar com alguns dos funcionários que colaboraram em 2018 na resposta ao envenenamento por Novichok do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia naquela cidade.

Por ocasião da visita real, o laboratório reforçou suas medidas de segurança para proteger a rainha de uma possível infecção pelo coronavírus.

– Foi solicitado aconselhamento específico a médicos e pessoas relevantes e foram tomadas todas as precauções necessárias, trabalhando em estreita colaboração com o Dstl – disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.

View this post on Instagram

The Queen, accompanied The Duke of Cambridge, this morning visited the Defence Science and Technology Laboratory (Dstl), Porton Down, and formally opened the new Energetics Analysis Centre. The Energetics Analysis Centre is a state-of-the-art building from which hundreds of scientists conduct research and analysis to protect the UK against terrorist and criminal threats relating to explosives. The Queen and The Duke viewed a demonstration of a Forensic Explosives Investigation and met staff employed in Counter Terrorism and Security, as well as Dstl staff and members of the military involved in identifying the nerve agent and subsequent clear up of the Novichok incident of 2018. In recognition of their work The Duke presented the Firmin Sword of Peace to representatives of Headquarters South West (The regional Army command headquarters of the south west of England.) Her Majesty and His Royal Highness also spoke to scientists providing vital support to the UK response of the COVID-19 pandemic, working in analytic research areas and deploying microbiologists to NHS hospitals to increase testing capacities.

A post shared by The Royal Family (@theroyalfamily) on

Entre essas medidas preventivas, as 48 pessoas que hoje teriam um contato mais estreito com a rainha e William foram previamente testadas e cada um dos pequenos grupos organizados para participar do ato foram orientados a manter a distância social de dois metros com a realeza.

Além disso, a própria rainha foi ao evento de helicóptero enquanto o neto viajou de carro.

Desde que a pandemia foi declarada, em março, esta foi a primeira vez que Elizabeth II deixou uma de suas residências, e se afastou de seu pequeno grupo de funcionários, chamado de “Bolha de Sua Majestade”, para cumprir um compromisso oficial.

A rainha passou por um confinamento nacional em março, em sua residência em Berkshire County, mas sempre esteve ocupada trabalhando com audiências por telefone e videochamadas.

O último evento público da rainha Elizabeth fora de suas residências foi quando ela e outros membros da família real participaram de um evento em Londres, no dia 9 de março.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Neta de rainha Elizabeth chama título real de "maldição"
2 Para evitar racismo, marca de arroz mudará nome e logotipo
3 Brasileiros são detidos ao tentar entrar com cocaína em Portugal
4 Após bloqueio, Trump ameaça entrar na Justiça contra Twitter
5 Vice de Biden cancela viagens após casos de Covid na equipe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.