Economia da Venezuela caiu 53% desde a eleição de Maduro
Dados foram divulgados pela Comissão de Finanças do Parlamento venezuelana
Ana Luiza Menezes - 28/11/2018 16h21 | atualizado em 28/11/2018 16h24

A atividade econômica da Venezuela caiu 53% desde que Nicolás Maduro foi eleito presidente do país, em 2013. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Finanças do Parlamento, de maioria opositora, que também informou que durante o terceiro trimestre deste ano houve uma contração de 29,8%.
A informação foi dada pelo Parlamento venezuelano porque o Banco Central está há três anos sem oferecer dados sobre os índices econômicos do país, algo que é interpretado pelo Legislativo como uma política de ocultação para não evidenciar a crise.
Em entrevista coletiva, o membro da Comissão de Finanças Ángel Alvarado indicou que este índice é o mais próximo que o Parlamento pode oferecer sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e que a depressão econômica é consequência da queda da produção petrolífera, a hiperinflação e a falta de investimentos.
– Mais da metade do PIB foi perdido como consequência destas medidas que mencionei anteriormente e como consequência de um modelo fracassado que está no controle, que não gera incentivos e o empobrecimento do venezuelano – disse Alvarado.
Ele enfatizou que a crise do país é parecida com a vivida por países com guerras civis. Segundo ele, esta depressão econômica é a mais longa e “a pior já vivida no continente americano” e com a queda de 53% “a Venezuela entra no top 10, entre os dez piores colapsos econômicos da história”.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Quadro de Renoir, de cerca de R$ 700 mil, é roubado
2 China mostra preocupação com manipulação genética
3 Assessor de Trump vê "grande oportunidade" com Bolsonaro