Leia também:
X Papa Francisco fica preso em elevador do Vaticano

Dorian atingirá Bahamas como furacão de categoria 5

Esta é a categoria máxima na escala de medição

Gabriela Doria - 01/09/2019 11h55

Furacão Dorian atingirá as Bahamas na categoria máxima Foto: EFE/EPA/Nasa

O furacão Dorian se fortaleceu nas últimas horas deste domingo (1) e vai atingir o Nordeste das Bahamas com categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, trazendo consigo ventos de até 260 quilômetros por hora.

Segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o Dorian também provocará chuvas “muito intensas” e uma elevação do nível do mar que pode destruir boa parte do arquipélago.

O NHC indicou que o furacão estava a 55 quilômetros a leste das ilhas Ábaco, nas Bahamas, e a 360 quilômetros de West Palm Beach, nos estado americano da Flórida.

Mas as previsões continuam indicando que o Dorian mudará de rota antes de chegar aos Estados Unidos, se desviando da Flórida para percorrer, enquanto perde força, por toda a costa sudeste do país. Desta forma, também estão no caminho do furacão os estados da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte.

O maior risco está nas próximas 48 horas, período em que o furacão estará sobre as Bahamas. Um fator que complica mais a passagem do Dorian pela região é a velocidade de avanço do fenômeno pelo mar, de apenas 13 quilômetros por hora.

O NHC prevê “condições devastadoras” sobre as ilhas de Ábaco em “muito breve”. Os efeitos do furacão começarão a ser sentidos na tarde de hoje na Grande Bahama, que fica a 90 quilômetros a leste do litoral da Flórida.

O Dorian provocará uma ressaca “potencialmente mortal” na região, elevando o nível do mar em até seis metros nas Bahamas.

De acordo com o último boletim do NHC, o olho do furacão deve se aproximar da Flórida entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Furacão Dorian pode atingir mais estados além da Flórida
2 Com risco de furacão, Ana Paula Valadão ora pela Flórida
3 Trump faz oração e pede que Deus guie Bolsonaro e o Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.