Leia também:
X Texas proíbe atletas trans em esportes universitários

Donald Trump celebra seus bons resultados nas pesquisas

Ex-presidente ainda acusou Joe Biden de perseguição política

Pleno.News - 09/08/2023 10h10 | atualizado em 09/08/2023 11h25

Presidente Donald Trump Foto: EFE/Chris Kleponis

O ex-presidente Donald Trump, candidato às primárias republicanas para as eleições de 2024 nos Estados Unidos, celebrou, nesta terça-feira (8), seus bons resultados nas pesquisas, que continuam a apontá-lo como favorito entre seus rivais conservadores.

Durante um comício com veteranos em Windham, New Hampshire, Trump afirmou que toda vez que é indiciado gosta de consultar as pesquisas.

– Porque com mais uma acusação acho que as eleições serão resolvidas – disse ironicamente.

O ex-presidente enfrenta três indiciamentos criminais em Nova Iorque, Flórida e Washington DC, respectivamente pelo caso de suposto suborno envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels, o caso dos documentos sigilosos que teria retirado da Casa Branca e o caso de suas supostas tentativas de mudar o resultado das eleições de 2020.

Apesar dessas ações judiciais, Trump continua liderando as pesquisas entre os pré-candidatos republicanos à presidência, com 53% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, o governador da Flórida Ron DeSantis, com 15%, segundo a página do site FiveThirtyEight, que faz a média das sondagens.

Segundo esse site, se Trump enfrentasse o presidente Joe Biden em uma eleição presidencial, os resultados seriam muito próximos, com o democrata vencendo por apenas um ponto percentual, embora duas semanas atrás o republicano estivesse à frente.

Em seu comício desta terça, Trump reiterou suas acusações contra o “corrupto Joe Biden”, como o apelida e a quem acusa de estar por trás de uma perseguição política contra ele, devido aos “números incríveis” que está alcançando nas pesquisas.

O ex-presidente apresentou-se perante o público como vítima de uma conspiração orquestrada por Biden para silenciar suas denúncias de que houve fraude nas eleições de 2020.

Além disso, lamentou não poder ir aos caucuses de Iowa (eventos eleitorais) ou às primárias de New Hampshire em 2024 devido a seus problemas judiciais.

– Porque estarei sentado no tribunal por bobagem, porque seu procurador-geral [de Biden] me indiciou – declarou Trump..

Por outro lado, o ex-presidente atacou seu principal adversário republicano, Ron DeSantis, por considerar que o traiu ao se apresentar nas primárias e garantiu que ele próprio foi o artífice da indicação de seu partido para o governo da Flórida.

– Não gosto [de DeSantis] porque fiz com que fosse eleito (…), ele veio a mim porque precisava de ajuda – frisou o ex-presidente, considerando ainda que DeSantis errou ao concorrer agora às primárias presidenciais e que deveria ter esperado até 2028.

De resto, Trump fez um recorrido pelos lugares-comuns dos seus discursos, como as medidas que diz que vai adotar contra os tratamentos de afirmação de gênero, bem como contra os imigrantes ilegais, entre outros.

*EFE

Leia também1 Texas proíbe atletas trans em esportes universitários
2 Jatinho que escoltou avião de Maduro no Brasil é identificado
3 Em Belém, Gustavo Petro propõe tribunal de justiça amazônico
4 Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia, em Belém
5 Ucrânia prende mulher acusada de planejar morte de Zelensky

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.