Leia também:
X Após encontro com Trump, Lula diz que reunião foi “ótima”

Dois suspeitos por roubo de joias do Museu do Louvre são presos

Uma das prisões ocorreu quando o suspeito tentava deixar a França indo à Argélia

Paulo Moura - 26/10/2025 09h48 | atualizado em 27/10/2025 12h49

Museu do Louvre Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O Ministério Público da França confirmou, neste domingo (26), que foram realizadas duas prisões relacionadas ao roubo de joias no Museu do Louvre, ocorrido em 19 de outubro. As prisões ocorreram neste sábado (25), segundo noticiaram a revista Paris Match e o jornal Le Parisien, e os dois homens permanecem sob custódia policial.

A primeira detenção ocorreu no Aeroporto Charles-de-Gaulle, perto de Paris, por volta das 22h (horário local, 17h de Brasília) quando o suspeito em questão tentava deixar a França com destino, supostamente, à Argélia. Na mesma noite ocorreu a outra detenção, da qual menos detalhes foram divulgados.

A operação ficou a cargo da Brigada de Repressão ao Crime Organizado de Paris (BRB, na sigla em francês) e do Escritório Central de Luta contra o Tráfico de Bens Culturais (OCBC). Os dois foram transferidos para as instalações da BRB na sede da polícia judiciária parisiense e sua detenção provisória pode se estender por até 96 horas.

Ambos os homens, de cerca de 30 anos, estavam no radar da polícia por antecedentes de roubos, segundo indicou Le Parisien, e supostamente fariam parte do comando de quatro pessoas que executou a subtração das joias da Galeria Apolo do museu mais visitado do mundo. No âmbito da investigação do Louvre, eles seriam acusados de crimes de roubo em bando organizado e associação ilícita para fins criminosos.

As joias roubadas há uma semana, das quais não há notícias, estão avaliadas economicamente em 88 milhões de euros (R$ 551,3 milhões, na cotação atual), embora seu valor patrimonial seja incalculável.

Leia também1 Escândalo do Louvre: Filmes de assaltos em museus para assistir
2 França: Macron pede agilidade em medidas após roubo no Louvre
3 Louvre: Bisneta de Dom Pedro II foi a última a usar joia roubada
4 Confira fotos das joias roubadas do Museu do Louvre, em Paris
5 Emmanuel Macron se manifesta sobre roubo no Museu do Louvre

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.