Desafio viral já causou morte de 4 pessoas: “Quebraram pescoço”
Inspiradas no TikTok, pessoas estão saltando da traseira de barcos em alta velocidade
Thamirys Andrade - 10/07/2023 12h59 | atualizado em 11/07/2023 14h42
Autoridades do Alabama, nos Estados Unidos, alertaram sobre um novo desafio do TikTok que já causou a morte de quatro pessoas. Nele, banhistas se atiram da parte traseira de barcos enquanto estes se movem em alta velocidade. A atividade aquática perigosa fez com que quatro pessoas quebrassem seus pescoços nos últimos seis meses, segundo o Daily Mail.
– Nos últimos seis meses, tivemos quatro afogamentos que eram facilmente evitáveis. Eles estavam fazendo um desafio TikTok. É quando você entra em um barco em alta velocidade, pula para fora do barco, não mergulha, você pula com os pés primeiro e meio que se inclina na água. Os quatro que nós atendemos quando eles pularam do barco literalmente quebraram o pescoço e, você sabe, basicamente uma morte instantânea – descreveu o capitão Jim Dennis, do Esquadrão de Resgate de Childersburg.
Para o capitão, quando estão sendo filmadas, as pessoas tendem a fazer “algo estúpido porque querem se exibir na frente de seus amigos nas mídias sociais”. Segundo ele, em um dos casos desse desafio, a vítima era um um pai que estava com seus três filhos e esposa no barco.
Diante dos casos, a Forbes publicou um alerta para que pessoas não saltem de embarcações em movimento.
– Danos a qualquer um dos sete ossos que compõem as vértebras cervicais do pescoço podem ter consequências em série no nível do pescoço. Sua medula espinhal passa pelo centro dessas vértebras ósseas. Danificar as vértebras cervicais pode, por sua vez, danificar a medula espinhal, que serve essencialmente como a conexão do sistema nervoso central entre o cérebro e o resto do corpo. Tal dano pode resultar em paralisia ou até mesmo na morte, que pode ser instantânea – explica a revista estadunidense.
Recentemente, um dos vídeos de pessoas praticando o desafio viralizou nas redes sociais, e internautas advertiram sobre os perigos que envolvem essa aventura.
– Acho que poucas pessoas entendem as propriedades da água e as leis da física – assinalou um internauta.
– Eu pulei de um jet ski indo a 80 km/h duas vezes. Na primeira vez fiz um backflip e estava bem. Na segunda vez, fui pular como uma pedra e tive uma chicotada e uma pequena concussão. Confie em mim, não é divertido nessa velocidade – aconselhou outro usuário do Twitter.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Peru tem emergência por casos da Síndrome de Guillain-Barré
2 Titan afundou em queda livre vertical por 48 seg., diz pesquisa
3 Modelo transexual representará Holanda no Miss Universo
4 Protestos crescem em Israel contra reforma do Judiciário
5 Lula quer desmatamento zero em países amazônicos até 2030