Leia também:
X Com 80 anos, Joe Biden diz que “pretende” concorrer à reeleição

Dalai Lama já afirmou que sua sucessora teria que ser ‘atraente’

Declaração ocorreu durante entrevista concedida à rede britânica BBC em 2015 e foi reforçada em 2019

Paulo Moura - 10/04/2023 12h03 | atualizado em 10/04/2023 12h27

Dalai Lama durante visita ao México em 2013 Foto: EFE/Mario Guzmán

Envolvido em um vídeo polêmico que viralizou nas redes sociais neste final de semana, no qual aparece pedindo para um garoto chupar sua língua, o Dalai Lama, líder espiritual tibetano, já se envolveu em outro caso controverso no passado, quando repetidamente afirmou que poderia ser sucedido por uma mulher, mas que ela teria de ser fisicamente “atraente”.

A polêmica declaração foi feita durante uma entrevista concedida à rede britânica BBC em 2015. Na ocasião, ele disse, em tom jocoso, que uma mulher poderia ocupar o posto de Dalai Lama, mas que ela teria de ser “muito atraente” ou, do contrário, não serviria.

– Se vem uma mulher Dalai Lama, então essa mulher deve ser muito atraente, de outro modo não serve muito – declarou.

Em 2019, ao ser questionado pelo mesmo veículo sobre a fala, ele reafirmou a declaração dada quatro anos antes.

– Se vier uma Dalai Lama, ela deve ser mais atraente – disse ele, enquanto ria, de acordo com o repórter que fez a entrevista.

Após a repercussão da entrevista de 2019, o líder espiritual tibetano publicou uma nota em seu site na qual pedia desculpas pela declaração e dizia lamentar “profundamente que as pessoas tenham se machucado com o que ele disse”.

– Sua santidade enfatiza consistentemente a necessidade de as pessoas se conectarem umas com as outras em um nível humano mais profundo, em vez de se prenderem a preconceitos baseados em aparências superficiais – defendeu ele no comunicado.

POLÊMICA COM GAROTO E PEDIDO DE DESCULPAS
No polêmico vídeo que circulou pelas redes sociais no último final de semana, o líder, que já recebeu o Nobel da Paz, aparentemente dava um beijo na boca de um menino na presença de uma plateia, que foi ouvida batendo palmas e rindo, enquanto um homem capturava o momento em um telefone.

Em seguida, o tibetano perguntou ao garoto: “Você pode chupar minha língua?”. O Dalai Lama então colocou a língua para fora, mas a imagem foi cortada antes de o menino se movimentar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prof. Danuzio Neto | OSINT, Geopolítica e Atualidades (@danuzioneto)

Após o assunto mobilizar as redes sociais e causar revolta nos usuários, o líder tibetano publicou uma nota na qual pediu desculpas ao garoto e à família do menino. O Dalai ainda reconheceu a veracidade da gravação, mas falou apenas em um “abraço”, sem citar o restante do ocorrido.

– Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente em que um menino perguntou a sua santidade, o Dalai Lama, se ele poderia lhe dar um abraço. Sua santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado – diz a nota.

O comunicado afirmou ainda que o líder espiritual “muitas vezes provoca as pessoas que conhece de uma forma inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras” e completou dizendo que ele lamentava o incidente.

Leia também1 Dalai Lama pede desculpas após pedir para garoto chupar língua
2 Dalai Lama pede a menino que 'chupe sua língua' e gera repulsa
3 País europeu pede que celulares da Xiaomi deixem de ser usados
4 Rainha Elizabeth e Biden 'estrelam' campanha de vacinação no Brasil
5 Trump é eleito pelos americanos o homem mais admirado do ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.