CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Cobras voadoras intrigam web e cientistas. Assista ao vídeo!

Cultura do cancelamento faz gamer cometer suicídio

Reckful foi atacado por internautas após pedir a namorada em casamento pelo Twitter

Rafael Ramos - 03/07/2020 13h16 | atualizado em 03/07/2020 13h57

Reckful foi criticado por pedir namorada em casamento pelo Twitter Foto: Reprodução

Famoso no mundo dos games, principalmente por seu ranking no World of Warcraft, o influenciador Byron Bernstein, mais conhecido como Reckful, foi encontrado morto nesta quinta-feira (2). A causa da morte do jovem de 31 anos não foi informada, mas há suspeita de ter sido suicídio.

Byron sofria de depressão e, pela manhã, ele pediu a namorada – a também jogadora Rebecca “Becca” Tilts – em casamento pelo Twitter. Por causa da pandemia, os dois não se viam há seis meses. A publicação recebeu uma enxurrada de críticas. Alguns internautas pressionavam Becca a aceitar o pedido e outros acusaram o rapaz de constranger a namorada e de ter atitude nojenta.

– Não a faça se sentir pressionada a dizer sim. Estou completamente louco aqui. Eu não a vejo há seis meses. O motivo da postagem é que eu sei que ela é a pessoa que eu quero para sempre e eu queria que ela soubesse que meu compromisso é real.

Diante das críticas, Reckful disse que se sente mal por quem tem que lidar com a sua insanidade. O gamer ainda avisou aos internautas que “a pessoa insana não se sente no controle de suas ações”.

Rebecca Tilts lamentou por não ter visto o pedido do namorado a tempo Foto: Reprodução

A notícia da morte do rapaz foi confirmada por Becca e por um companheiro de quarto. Por meio de um texto, a jovem homenageou o namorado e disse que vai se esforçar para ser alguém melhor por ele.

– Eu não vi a proposta até que fosse tarde demais, mas isso não muda o fato de que eu não fui capaz de estar lá para ele. Ele foi incrível e me desafiou a tentar ser mais do que eu era. Ele era maior que a vida e grande demais para este mundo. Ele me fez perceber que eu não sabia nada sobre depressão, nada sobre problemas de saúde mental. Tinha uma vaga ideia do que era e, embaraçosamente, pensei que poderia ajudar com besteiras triviais.

Na mensagem, Tilts reafirmou o amor do casal e lamentou não ter sido “capaz de ser a pessoa que ele precisava na vida”. Ela aproveitou para fazer um alerta sobre a questão da saúde mental.

– Precisamos de um melhor suporte para aqueles com necessidades mentais. Lembro-me de Byron dizendo o quão traumatizado ele ficou quando informou às autoridades que corria risco de suicídio. Qualquer um que o conhecia, sabia o quanto isso o afetou. Meu coração dói. Byron só queria que todos fossem amigos, então vamos fazer isso durante esses tempos difíceis. Farei o meu melhor para viver como o melhor humano que puder ser. Byron. eu prometo. Descanse em paz.

ÓDIO NA INTERNET JÁ CAUSOU SUICÍDIO DE BLOGUEIRA
Um caso semelhante ao de Reckful aconteceu no Brasil em julho do ano passado. Aos 24 anos, a blogueira Alinne Araújo tirou a própria vida após ser massacrada na internet. Ela havia decidido se casar consigo mesma depois que o noivo – o empresário Orlando Costa – desistiu do casamento.

Entretanto, o que parecia ser um momento feliz para Alinne foi apontado por algumas pessoas como uma tentativa de se autopromover. A blogueira sofria de ansiedade e de depressão e, diante dos ataques, ela se atirou do nono andar do prédio em que morava no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

Orlando Costa e Alinne Araújo Foto: Reprodução

Na época, Orlando contou que ofereceu toda forma de ajuda para a jovem. Em suas palavras, o namoro “era uma tortura psicológica para todo mundo”, por isso, ele decidiu dar fim ao relacionamento depois que previu um futuro infeliz para o casal. O empresário ainda defendeu Alinne e disse que a verdadeira culpa “é dessa doença maldita”.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site do CVV.

Leia também1 Noiva Alinne: O ódio virtual como gatilho para o suicídio
2 Relacionamento com Deus fez Katy Perry desistir do suicídio
3 Baleia Azul, Homem Pateta, Momo: Crianças em perigo!
4 Cortina de plástico permite dar abraços em idosos no asilo
5 Emoção! Paciente com Down tem alta após vencer a Covid

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo