Cuba sofre novo apagão nacional, o terceiro em apenas dois meses
País vive grave crise energética, com frequentes avarias nas suas centrais termelétricas
Pleno.News - 04/12/2024 09h37 | atualizado em 04/12/2024 12h44
O Ministério de Energia e Minas (Minem) de Cuba informou nesta quarta-feira (4) que o país sofreu um novo apagão nacional, o terceiro em apenas dois meses, após a falha de uma central termelétrica fundamental para o Sistema Elétrico Nacional (SEN).
– Às 2h08 desta manhã, ocorreu a desconexão do Sistema Elétrico, SEN, após a saída da termelétrica Antonio Guiteras devido ao desligamento automático. Estão em andamento os trabalhos de restauração – declarou o Minem, nas redes sociais.
Cuba sofreu o primeiro apagão nacional deste ano no dia 18 de outubro devido a outra pane nessa mesma termelétrica, e um segundo em 6 de novembro, durante a passagem do furacão Rafael, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, no oeste do país. Em ambos os casos, foram necessários dias para restabelecer o serviço em toda a ilha.
O país está há anos atolado em uma crise energética devido à falta de combustível – pela falta de divisas para importá-lo – e devido às frequentes avarias nas suas centrais termelétricas obsoletas, com décadas de operação e um déficit crônico de investimentos. A situação, porém, piorou desde o final de agosto.
*EFE
Leia também1 Sem fé no pacote fiscal, 90% do mercado reprova governo Lula
2 Ministro da Defesa coreano pede perdão por lei marcial e renuncia
3 Trump cogita por Ron DeSantis no comando do Pentágono
4 Michelle vai ao velório da mãe de Valdemar e representa Bolsonaro
5 Traficantes colocam corpo de PM em carro e o jogam da ladeira