Leia também:
X Carro voador completa voo entre aeroportos da Europa. Vídeo!

Cuba se prepara para furacão no pior momento da pandemia

Tempestade Tropical Elsa deve atingir ilha neste fim de semana

Pleno.News - 02/07/2021 16h18 | atualizado em 02/07/2021 16h54

cuba
País registrou novo recorde de casos diários de Covid-19 Foto: EFE/Ernesto Mastrascusa/Archivo

Cuba começou a se preparar para a possível passagem do furacão Elsa neste final de semana pelo leste da ilha, que nesta sexta-feira (2) registrou um novo recorde de casos diários de Covid-19, com 3.308 positivos da doença.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, anunciou via Twitter que, diante da aproximação do primeiro furacão de 2021, seu governo instruiu os territórios do país a implementar seus planos de desastre “com extremo cuidado devido à epidemia”.

Em outra mensagem, ele pediu disciplina às pessoas para “não se arrependerem de mortes” devido ao impacto do furacão, que já tem ventos máximos constantes de 120 quilômetros por hora, segundo informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

A partir da noite de sábado (3) e da madrugada de domingo (4), os efeitos da Elsa começaram a ser sentidos na região leste do país, com a previsão de chuvas significativas em diferentes locais, de acordo com o mais recente alerta da Defesa Civil cubana.

O alerta foi divulgado durante uma reunião, na véspera, do grupo governamental criado para fazer frente à pandemia. Na reunião, o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, pediu a atualização dos planos de evacuação da população devido à complexa situação epidemiológica.

No cone de trajetória do NHC, Elsa passará hoje perto ou sobre porções das Ilhas de Barlavento (na área norte das Pequenas Antilhas), ou ao sul das Ilhas de Leeward (na área sul), e então continuará pelo Caribe oriental.

No sábado, o furacão passará perto da costa sul da República Dominicana e do Haiti, enquanto, no domingo, ele se aproximará da Jamaica e de partes do leste de Cuba.

Ainda de acordo com o NHC, o furacão aparecerá sobre a península da Flórida, nos EUA, nos primeiros dias da próxima semana.

Elsa pode inclusive atrapalhar os esforços de busca e resgate no prédio que desabou parcialmente em Miami-Dade, no último dia 24 de junho, com um saldo ainda não definitivo de 18 mortos e 145 desaparecidos.

Além do vento, Elsa pode provocar tempestades e aumentar o nível do mar e das chuvas, intensificando o risco de enchentes e deslizamentos de terra.

A última vez que um grande furacão atingiu Cuba foi em 2017, quando Irma percorreu a costa norte da ilha de leste a oeste, deixando 10 mortos e perdas materiais avaliadas em US$ 13,185 bilhões, de acordo com dados oficiais.

*EFE

Leia também1 Carro voador completa voo entre aeroportos da Europa. Vídeo!
2 Mike Pompeo: "Nenhum partido matou mais que o PCC"
3 OMS: Variante Delta já atinge pelo menos 98 países
4 Miami: Socorrista acha corpo da filha sob escombros de prédio
5 EUA retiram tropas da maior base aérea no Afeganistão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.