Leia também:
X OMS pede 20 milhões de vacinas em caráter urgente para a África

Cuba diz ter sido vítima de “atos terroristas” dos EUA

Anúncio veio do Ministério de Relações Exteriores

Pleno.News - 27/05/2021 13h50 | atualizado em 27/05/2021 14h11

Bandeira de cuba, cubana
País ainda critica sua presença na lista de terrorismo dos EUA Foto: Brian Snelson/Flickr

O governo cubano disse nesta quinta-feira (27) que a nação foi vítima de 713 atos terroristas organizados, financiados e executados principalmente pelos Estados Unidos, em resposta à decisão de Washington de manter Cuba em sua lista de países que não cooperam com a luta contra o terrorismo.

O Ministério das Relações Exteriores cubano afirmou, em comunicado publicado no seu site, que estas ações custaram a vida de 3.478 pessoas, deixaram 2.099 incapacitadas e significaram um prejuízo econômico de 181 bilhões de dólares (cerca de R$ 955 bilhões).

O país caribenho expressou assim sua rejeição à decisão do Departamento de Estado americano de mantê-lo na sua lista de nações que “não cooperam plenamente com os esforços antiterroristas dos EUA”.

O anúncio, divulgado há dois dias, foi recebido por Havana como “uma acusação totalmente infundada e utilizada para fins políticos que tenta justificar as agressões”, incluindo o embargo econômico.

A nota oficial sustenta que esta lista “carece de legitimidade”, é contrária ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas e representa uma ação “irresponsável e vergonhosa”.

O governo cubano criticou também a recusa das autoridades americanas em cooperar na luta contra o terrorismo, refletida no fato de “nunca ter devolvido ao nosso país um único dos fugitivos da Justiça cubana, nem sequer ter julgado nenhum deles por crimes e atos terroristas”.

O governo de Donald Trump (2017-2021) devolveu Cuba à lista de “não-cooperadores” em maio de 2020 e, no último mês de janeiro, incluiu o país na lista de “patrocinadores” do terrorismo, uma das últimas decisões de Trump antes de deixar a Casa Branca.

Cuba tinha deixado ambas as listas em 2015, no contexto da reaproximação com o governo de Barack Obama (2007-2017).

Washington alegou que a medida mais recente responde à presença em Havana de membros da guerrilha colombiana do Exército de Libertação Nacional (ELN), que chegaram ali em 2017 para continuar as negociações de paz com o governo, iniciadas em Quito.

Quando essas conversas fracassaram, o presidente colombiano, Iván Duque, pediu a Cuba que extraditasse os guerrilheiros, algo rejeitado por Havana, por considerar que os protocolos das conversas de paz seriam violados.

A este respeito, Cuba reiterou hoje que seu governo “continua empenhado no processo de paz na Colômbia, apesar de ter sido vítima de repetidos atos de infidelidade e desonestidade, motivados politicamente”.

*EFE

Leia também1 Cuba se indigna por seguir na lista de terrorismo dos EUA
2 OMS pede 20 milhões de vacinas em caráter urgente para a África
3 Repasses de Biden destinados ao aborto superam os de Obama
4 Se houver 3ª onda, governo pode aumentar 'economia de guerra'
5 Datena retruca: "No Vaticano é muita oração e muito ladrão"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.