Leia também:
X Sem chefs, Trump compra cerca de mil hambúrgueres

Crianças brancas e negras são separadas em escola

Primeiro dia de aula foi marcado por polêmica e professor acabou suspenso

Ana Luiza Menezes - 15/01/2019 15h58 | atualizado em 15/01/2019 17h19

Crianças negras ficaram em mesa separada Foto: Reprodução

Na África do Sul, a escola Laerskool Schweizer-Reneke se envolveu em uma polêmica após crianças negras terem sido separadas das brancas. O caso envolveu alunos, que têm entre 4 e 5 anos, e causou a suspensão do professor.

A história ganhou repercussão após as fotos da turma serem compartilhadas pelo próprio professor no grupo de WhatsApp dos pais dos estudantes. Era o primeiro dia de aula do ano. Entretanto, os pais dos alunos negros ficaram ofendidos ao verem que seus filhos estavam em uma mesa separada.

Para as vítimas, a atitude do mestre é mais uma prova de racismo herdado pelo apartheid que aconteceu há anos no país africano. Uma das mães aceitou dar entrevista a um jornal britânico, mas não quis se identificar.

– Este deveria ter sido um dia emocionante para mim, mas não foi. Estou irritada – declarou ela.

A escola se pronunciou e explicou que a separação tinha sido feita por uma questão linguística. O professor teria separado as crianças que sabiam africâner e as que não sabiam. Mesmo assim, segundo uma emissora de TV local, o líder da classe continuará afastado do cargo até que as autoridades concluam as investigações sobre o episódio.

Nas redes sociais, as imagens também provocaram revolta. Ativistas e militantes estudantis se manifestaram cobrando o governo.

Leia também1 Frio mata pelo menos 15 crianças em um mês na Síria
2 Cientista perde prêmio Nobel por comentários racistas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.