Leia também:
X Homem fere cinco pessoas com motosserra na Suíça

Criança que nasceu com HIV está quase livre da doença

Menina sul-africana de nove anos adquiriu o vírus durante o parto

Gabriela Doria - 24/07/2017 16h42 | atualizado em 24/07/2017 17h12

Uma menina da África do Sul, de nove anos, está “praticamente livre” do vírus HIV, segundo especialistas. Transmitido através do parto, o vírus começou a ser tratado assim que a criança nasceu. A menina, entretanto, já está há oito anos e meio sem receber as medicações. De acordo com o estudo clínico do qual faz parte, a criança segue sem sintomas da doença e o vírus está sob controle.

Medicamento diário para tratamento antirretroviral Foto: Getty Images/Justin Sullivan

Os médicos responsáveis pelo estudo ressaltaram a importância desse resultado. Segundo eles, esse caso serve para fortalecer ainda mais a ideia de que o tratamento precoce em crianças soropositivas dá a elas maiores chances de sobrevivência. O estudo clínico, feito pela Sociedade Internacional de Aids, foi divulgado nesta segunda-feria (24).

Ainda de acordo com o grupo de pesquisa, é preciso ter cuidado com as expectativas, pois trata-se de um caso raro. Este foi considerado o primeiro caso relatado em estudos científicos de uma criança que ficou por longos períodos sem receber antirretrovirais e ainda assim o vírus permaneceu sob controle.

Segundo a Unaids, programa das Nações Unidas que estuda a Aids/HIV, há 37 milhões de pessoas ao redor do mundo com a doença. Desse total, apenas 19,5 milhões realizam tratamento. Estimativas dizem que cerca de 35 milhões de pessoas já morreram em decorrência da doença.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.