Leia também:
X Pela primeira vez, bilionário viaja ao espaço na própria nave

Covid: Austrália registra 1ª morte por transmissão local

País enfrenta disseminação da variante Delta

Pleno.News - 11/07/2021 16h28 | atualizado em 11/07/2021 16h30

Premier Gladys Berejiklian fornecendo atualização da Covid-19 em Sydney Foto: EFE / EPA / JOEL CARRETT

A Austrália registrou neste domingo (11), a primeira morte por Covid-19 após contaminação local. Além disso, também foram confirmados 77 novos casos da doença, um novo recorde, no estado de Nova Gales do Sul, que enfrenta a veloz disseminação da variante Delta, considerada altamente infecciosa.

De acordo com a rede de televisão ABC, a vítima foi uma mulher de 90 anos que morreu em Sydney neste sábado (10). A cidade, a segunda mais populosa do país, e adjacentes entraram em lockdown no dia 26 de junho. A expectativa era abrandar as restrições aos mais de 5 milhões de moradores na próxima sexta-feira (16), mas, em meio aos recordes diários, o isolamento deverá ser prorrogado, disse a premiê estadual Gladys Berejiklian.

– Eu ficaria chocada se, a esta hora do dia de amanhã, tivermos menos de 100 novos casos confirmados – afirmou.

Apesar de ser conseguido resultados relativamente melhores do que outros países de primeiro mundo no que diz respeito ao controle da pandemia, a Austrália tropeça no ritmo da vacinação: apenas 10% da população está totalmente imunizada, enquanto 8,4 milhões já receberam ao menos uma dose da vacina, disponível, por enquanto, apenas a maiores de 40 anos e grupos de risco. O país tem, no total, mais de 31 mil casos da doença e 911 mortos.

Dos hospitalizados em Sydney, 11 tem menos de 35 anos e mais de três quartos dos pacientes não tomaram nenhuma dose do imunizante.

A primeira morte pela doença no país aconteceu em abril. A vítima, porém, havia sido contaminada nas Filipinas e diagnosticada durante a quarentena obrigatória ao entrar na Austrália.

A crise vivida em Sydney fez com que o estado vizinho de Victoria, onde fica Melbourne, a cidade mais populosa, decretasse a partir da meia-noite de segunda-feira (12) o fechamento da fronteira com Nova Gales do Sul. Horas antes do anúncio, o premiê estadual de Victoria, Daniel Andrews, pediu aos moradores do estado que estivessem em Sydney voltassem às suas casas.

*AE

Leia também1 Covid: Anvisa alerta para casos de doenças após a vacinação
2 Paciente recebe alta após 9 meses internado com Covid-19
3 Covid: Cuba reporta recorde de contágios e mortes pelo 3º dia consecutivo
4 Covid: Estudo da Fiocruz mostra efetividade de vacinas em idosos
5 EUA não deterão mais imigrantes grávidas, lactantes e em pós-parto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.