Leia também:
X Covid: Portugal suspende lote da Janssen após supostos efeitos

Covid: Argentina atinge 100 mil mortes e decreta luto nacional

Oposição culpou as políticas do governo Alberto Fernández

Pleno.News - 15/07/2021 16h08 | atualizado em 15/07/2021 17h27

Presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/Ballesteros

O governo da Argentina decretou, nesta quinta-feira (15), cinco dias de luto nacional após ultrapassar as 100 mil mortes por Covid-19. Nesse período, a bandeira nacional permanecerá hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos.

A medida foi anunciada por meio de um decreto publicado no Diário da República, no qual o governo expressa “as mais profundas condolências aos familiares dos falecidos”.

Da mesma forma, várias personalidades relevantes do país expressaram sua dor pelo número de mortos, incluindo os principais jornais argentinos, que publicaram capas especiais em suas edições.

O Clarín, um dos principais jornais do país, publicou em sua edição impressa uma capa que diz “100.250 mortes” sobre um fundo preto, tal como outras publicações importantes, como o La Nación e vários jornais provinciais.

Na esfera política, várias figuras, principalmente da oposição, falaram sobre o número de mortos, culpando as políticas do governo Alberto Fernández.

O deputado nacional e presidente no Congresso do bloco Juntos por el Cambio, Mario Negri, pediu ao governo “que se deixe ser ajudado”.

– É um dia de luto para o país. A pandemia da Covid-19 tirou a vida de 100 mil argentinos. É um preço doloroso que coloca a Argentina entre os piores indicadores mundiais. Espero que o governo se permita ser ajudado para que possamos evitar uma tragédia maior – postou Negri em seu perfil no Twitter.

O deputado Luis Petri também utilizou a mesma rede social para vincular as mortes ao “descaso do governo”.

– Um governo que improvisou desde a chegada do coronavírus e que, por negligência, milhares de famílias perderam seus entes queridos aos quais nem sequer puderam dizer adeus – publicou.

O ex-presidente Mauricio Macri foi muito crítico em relação à quarentena que o governo ordenou para conter o avanço da pandemia.

– A quarentena foi uma desculpa maravilhosa para nos atropelar diariamente e nos subjugar quando circulam livremente, entram e saem do país, não ficam isolados por um dia – disse Macri em entrevista à rádio Mitre.

*EFE

Leia também1 Covid: Portugal suspende lote da Janssen após supostos efeitos
2 Cuba bate recorde de mortes por Covid-19 pelo 2º dia consecutivo
3 OMS volta a exortar a China sobre origem do coronavírus
4 Em denúncia à ONU, ativistas apontam 162 prisões em Cuba
5 Mãe atira bebê de prédio incendiado por saqueadores na África do Sul

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.