Leia também:
X Vacina da AstraZeneca: Canadá reporta novo caso de coágulos

Covid-19: Presidente mexicano é vacinado em entrevista coletiva

Andrés Obrador esperou a vacinação chegar à sua faixa etária

Pleno.News - 20/04/2021 10h58 | atualizado em 20/04/2021 15h21

Andrés Manuel López Obrador (AMLO) é vacinado contra a Covid-19
Presidente recebeu o imunizante da AstraZeneca Foto: Reprodução

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que testou positivo para Covid-19 em janeiro, recebeu nesta terça-feira (20), durante sua entrevista coletiva diária no Palácio Nacional, a primeira dose da vacina fabricada pela AstraZeneca.

– Não dói, mas ajuda muito e protege a todos nós. Convido todos os idosos a se vacinarem. Não há risco – afirmou López Obrador, de 67 anos, que tem hipertensão e é relutante em usar máscaras em público.

O presidente se retirou da entrevista coletiva para permanecer em observação por 30 minutos em caso de possíveis efeitos adversos, como dores no local da injeção.

Com mais de 212 mil mortes e 2,3 milhões de infecções confirmadas, o México é o terceiro país do mundo com o maior número de óbitos, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, e já aplicou 14,3 milhões de doses de diferentes vacinas.

Desde que as primeiras doses de imunizantes chegaram ao México, em dezembro do ano passado, o presidente disse que seria vacinado quando fosse a vez da sua faixa etária e criticou duramente as chamadas “vacinações VIP” em outros países.

Com mais de 60 anos de idade e morador do centro da Cidade do México, onde está localizado o Palácio Nacional, López Obrador deveria receber sua primeira dose no final de março. No entanto, ele adiou a vacinação, pois seus médicos lhe disseram que ele tinha “anticorpos suficientes” após o teste positivo em janeiro, período em que sua agenda pública ficou suspensa por duas semanas.

Ao contrário de outros países, o México nunca questionou a eficácia da vacina da AstraZeneca, que tem sido aplicada normalmente em pessoas com mais de 60 anos de idade.

O país também tem doses de vacinas das farmacêuticas Pfizer/BioNTech, Sputnik V (Rússia), Sinovac e CanSino (ambas da China).

Veja abaixo o vídeo:

*EFE

Leia também1 EMA identifica conexão entre vacina da J&J e trombose
2 Anvisa autoriza uso de coquetel anticovid recebido por Trump
3 Justiça considera morte por Covid-19 acidente de trabalho
4 Branco sobre luta contra Covid: "Só quem sofre sabe"
5 Rio: Lista de comorbidades para vacinação anticovid é divulgada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.