Leia também:
X Maior parte das pessoas com Covid desenvolve anticorpos

Covid-19: OMS teme que vírus fique na África por anos

Probabilidade é que 190 mil pessoas morram nos próximos 12 meses

Rafael Ramos - 09/05/2020 10h31

Situação da África preocupa OMS Foto: EFE/EPA/Daniel Irungu

Novos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a possibilidade de que a pandemia do coronavírus fique por vários anos na África. A probabilidade é de 190 mil pessoas morram nos próximos 12 meses.

Um estudo mostra as chances de um número entre 29 milhões e 44 milhões de infectados no primeiro ano da pandemia caso as medidas de contenção falharem. Essa situação pode levar a uma sobrecarga da capacidade médica disponível em grande parte do continente.

– Embora a Covid-19 provavelmente não se espalhe tão exponencialmente na África quanto em outras partes do mundo, provavelmente existirá em pontos de acesso de transmissão. A Covid-19 pode se tornar um elemento importante em nossas vidas pelos próximos anos, a menos que uma abordagem pró-ativa seja adotada por muitos governos da região. Precisamos testar, rastrear, isolar e tratar – disse o diretor da região africana da Organização Mundial da Saúde, Matshidiso Moeti.

O número total de casos aumentou bastante na última semana. Até agora, há mais de 51 mil casos confirmados e mais de 2 mil mortes. Entretanto, o bloqueio imposto na maioria dos países parece ter retardado a propagação do SARS-CoV-2.

– Temos que reconhecer que os governos africanos estão fazendo muito. As projeções eram de que já estaríamos em uma situação de guerra, mas, devido às medidas tomadas pelos governos e comunidades, as taxas de transmissão são mais baixas do que as que já vimos em outros lugares – declarou o diretor da Comissão Econômica da ONU para a África, Stephen Karingi.

Leia também1 Maior parte das pessoas com Covid desenvolve anticorpos
2 Em NY, 66% dos infectados estavam em isolamento
3 OMS: Gatos podem transmitir coronavírus entre a espécie

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.