Leia também:
X Irmã de Kim Jong-Un ameaça retaliar Coreia do Sul

Covid faz 3 mil mortos no Chile e ministro é demitido

Divergência em dados sobre total de mortos fez ministro cair

Pleno.News - 13/06/2020 17h53 | atualizado em 13/06/2020 18h32

Ex-ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich Foto: EFE/Alberto Peña

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, demitiu neste sábado o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em um momento que a pandemia da Covid-19 parece não estar diminuindo e o número de mortes oficiais está em dúvida, após uma investigação jornalística ter revelado as vítimas no país poderiam chegar a 5 mil.

– Todos sabemos que a melhor maneira de enfrentar (a pandemia) é com unidade, colaboração, boa vontade, diálogos e acordos – afirmou o presidente, amigo íntimo de Mañalich.

Para o cargo, Piñera nomeou Enrique Paris, ex-presidente da Faculdade de Medicina do Chile e uma figura reconhecida no país, onde o novo coronavírus está em plena expansão e o saldo total é de 167.355 infectados e 3.101 mortos.

– Tenho a certeza de que o novo Ministro da Saúde vai liderar esses caminhos de unidade e diálogo, mas também sabemos com certeza que a melhor maneira de enfrentar com sucesso essa pandemia é todos nós contribuirmos com verdadeiro compromisso, com verdadeira responsabilidade – afirmou o presidente.

A saída de Mañalich ocorre horas depois da um site independente de investigação “Ciper” ter revelado que os dados que o governo divulga diariamente aos cidadãos são diferentes daqueles que fornece à Organização Mundial da Saúde (OMS), para a qual teria comunicado cerca de 5 mil mortes.

O governo mudou a metodologia de contagem em pelo menos três ocasiões desde o início da crise da saúde e atualmente se baseia em um cruzamento entre as informações do Registro Civil e os resultados positivos dos testes de PCR.

A subsecretária de Saúde, Paula Daza, explicou que a diferença entre os números entregues diariamente aos jornalistas e os relatados à OMS ocorre, pois o órgão é responsável não apenas pelas mortes com um teste de PCR positivo, mas também pelas classificadas como suspeitas ou atribuível à Covid-19.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Homem deve R$ 5,5 milhões a hospital onde tratou da Covid
2 "Nunca houve mudança sobre números", diz Pazuello
3 Nasce filho do médico que tentou alertar sobre Covid
4 Vacina da Rússia contra Covid inicia produção em setembro
5 Trump altera definição de gênero nos Estados Unidos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.