Leia também:
X Irã afirma que EUA se arrependerão de sanções

Covas de vítimas do Estado Islâmico são encontradas

No Iraque, são mais de 200 covas coletivas com esqueletos de crianças e adultos

Ana Luiza Menezes - 06/11/2018 18h12

Menino iraquiano contempla uma cidade destruída Foto: Reprodução/ Instagram/ UNICEF Iraq

Nesta terça-feira (6), a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que foram encontradas mais de 200 covas coletivas no Iraque. A descoberta aconteceu em locais antes controlados por militantes do Estado Islâmico.

Restos mortais de milhares de pessoas, entre mulheres e crianças, estão em valas. Acredita-se que os ossos são das vítimas do grupo radical que, em 2014, dominou áreas do Norte do Iraque. Segundo um relatório da ONU, entre os mortos também estão idosos e deficientes, além de integrantes das Forças Armadas e da polícia iraquiana.

As covas coletivas estão nas províncias de Ninewa, Kiruk, Salah al-Din e Anbar, perto da fronteira com a Síria. O Estado Islâmico ocupou a região até ser derrotado por forças iraquianas que receberam apoio dos Estados Unidos, no ano passado.

Com a nova descoberta, a ONU publicou em seu relatório que existem 202 valas documentadas, contendo entre 6 mil e 12 mil corpos. Porém, apenas 28 covas foram escavadas e 1.258 corpos foram exumados. Anteriormente, a organização chegou a estimar que o grupo terrorista tinha matado quase 33 mil civis, deixando mais de 55 feridos no país. Porém, os números podem ser bem maiores.

Leia também1 Irã afirma que EUA se arrependerão de sanções
2 Príncipe classifica escravidão como "mancha na história"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.