Leia também:
X Governador de NY assediou 11 mulheres, aponta investigação

Coronavírus veio de laboratório, diz relatório de Republicanos

Documento afirma que cientistas chineses manipulavam o vírus

Monique Mello - 03/08/2021 18h01 | atualizado em 03/08/2021 18h21

Capitólio dos EUA Foto: EFE/Michael Reynolds

O Partido Republicano dos Estados Unidos divulgou na segunda-feira (2) um relatório com “preponderância de evidências” que apontam para um vazamento de laboratório como a fonte do surto de coronavírus, no final de 2019. A China nega que um vírus geneticamente modificado vazou da instalação de Wuhan, cidade onde teve início a Covid-19.

Jamie Metzl, membro do Conselho Consultivo da OMS, disse à Fox News que o “encobrimento sistemático” da origem do coronavírus na China deve ser investigado. Ele também defendeu a união dos partidos dos EUA para encontrar mais respostas.

– E a China se envolveu em um encobrimento sistemático envolvendo destruição de amostras, ocultação de registros e silenciamento de cientistas chineses. E é simplesmente inaceitável. Portanto, os líderes do Partido Democrata, do Partido Republicano, devem se unir para encontrar um terreno comum para cavar, porque há muitas respostas por aí – disse.

O deputado republicano Mike McCaul divulgou o relatório da equipe republicana e pediu uma investigação bipartidária sobre as origens da pandemia que matou 4,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com o relatório, há muitas evidências de que os cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan trabalhavam na modificação do coronavírus para infectar humanos, refutando a teoria de carne animal contaminada. Pequim, por sua vez, nega veementemente isso.

– Agora acreditamos que é hora de descartar completamente o mercado úmido como a fonte. Também acreditamos que a preponderância das evidências prova que o vírus vazou da IVW [Instituto de Virologia de Wuhan] e que o fez em algum momento antes de 12 de setembro de 2019 – disse o relatório.

O deputado Mike McCaul afirma que, quando autoridades do Partido Comunista da China (PCC) perceberam o vazamento, começaram “desesperadamente a encobrir” o acidente.

– Mas o acobertamento deles veio tarde demais . O vírus já estava se espalhando pela megacidade de Wuhan – afirmou o republicano.

Tanto o governo americano quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm pressionando Pequim por maior transparência sobre as origens da pandemia, para que se possa evitar uma próxima pandemia. A China, por sua vez, continua a colocar empecilhos nessa busca por respostas.

 

Leia também1 Cuba ultrapassa marca de 400 mil casos de coronavírus
2 Israel começa a aplicar 3ª dose da Pfizer para conter variante Delta
3 CDC diz que variante Delta é tão transmissível quanto catapora
4 Covid-19 pode acelerar doença de Alzheimer, aponta estudo
5 China remove cruzes dos barcos de pescadores cristãos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.