Leia também:
X Tiroteios em cidade alemã deixam pelo menos 8 mortos

Coreia do Sul registra 1ª morte em razão do novo coronavírus

País também confirmou existência de 53 casos da doença

Pleno.News - 20/02/2020 08h14

Primeira morte por coronavírus foi registrada na Coreia do Sul Foto: EFE/EPA/Yonhap

Autoridades da Coreia do Sul confirmaram nesta quinta-feira (20) a primeira morte causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, além de 53 novos casos, o que aumenta para 104 o número de contágios desde que a epidemia começou a se propagar pelo país, há cerca de um mês.

De acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC), morreu um homem no condado de Cheongdo, que faz fronteira com a cidade de Daegu (230 quilômetros a sudeste de Seul), onde 51 dos 53 casos anunciados foram relatados dentro e nos arredores da cidade. A primeira morte por Covid-19 na Coreia do Sul ocorreu na quarta-feira (19), e a presença do coronavírus no corpo da vítima foi confirmada nesta quinta.

Quanto aos casos em Daegu, a maioria parece estar ligada a uma mulher de 61 anos – que as autoridades de saúde acreditam ser uma “supercontagiadora” – residente nesta cidade de 2,5 milhões de pessoas, a terceira maior do país.

A mulher em questão frequenta a igreja Shincheonji (Novo Céu e Terra), que celebrou uma missa em Daegu no domingo passado, na qual participaram cerca de mil paroquianos. Acredita-se que esse foi um dos principais focos de infecção, uma vez que pelo menos 23 dos recém-infectados estiveram presentes na cerimônia.

A mulher também visitou recentemente Cheongdo, onde morreu a primeira vítima do coronavírus SARS-CoV-2 na Coreia do Sul. Em entrevista coletiva, o prefeito de Daegu, Kwon Young-jin, pediu para que os moradores da cidade permaneçam em casa o maior tempo possível.

O diretor do KCDC, Jung Eun-kyeong, em declaração divulgada pela agência de notícias “Yonhap”, recomendou que as pessoas que visitaram a igreja de Daegu e o hospital Daenam em Cheongdo, onde ocorreu a primeira morte sul-coreana, fiquem em casa e liguem para o número de emergência do hospital caso apresentem algum sintoma.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Brasileiros em quarentena não têm coronavírus, diz exame
2 Hong Kong confirma segunda morte por novo coronavírus
3 Coronavírus: Passageiros de cruzeiro iniciam desembarque

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.