Leia também:
X Sobe para 47 o nº de mortos por tempestade de inverno nos EUA

Coreia do Sul reage com disparos de alerta contra norte-coreanos

Ação ocorre após drones de Kim Jong-un violarem espaço aéreo

Pleno.News - 26/12/2022 12h21 | atualizado em 26/12/2022 18h32

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un Foto: EFE/EPA/JORGE SILVA/ POOL

Forças militares da Coreia do Sul realizaram disparos de alerta, enviaram caças e voaram regiões de monitoramento na fronteira com a Coreia do Norte nesta segunda-feira (26). A ação ocorre após cinco drones norte-coreanos violarem seu espaço aéreo pela primeira vez em cinco anos, em um novo episódio de escalada de tensões entre os países.

Um dos drones da Coreia do Norte chegou a sobrevoar ao norte da região da capital sul-coreana de Seul, que fica a cerca de uma hora de carro, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. Os militares responderam disparando tiros de advertência e lançando caças e helicópteros de ataque para abater os drones norte-coreanos.

Os helicópteros de ataque dispararam 100 tiros combinados, mas não se sabe ainda se os drones norte-coreanos foram abatidos. Não houve relatos imediatos de danos civis na Coreia do Sul, de acordo com o Ministério da Defesa.

MÍSSEIS BALÍSTICOS
Os drones norte-coreanos e a rápida resposta do Sul ocorreram dias depois que o Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance no mais recente de sua tórrida série de testes de armas neste ano. Os lançamentos de sexta-feira (23) foram vistos como um protesto do acordo sul-coreano/americano.

Um dos caças sul-coreanos que voou na segunda, um avião de ataque leve KA-1, caiu durante a decolagem, mas seus dois pilotos ejetaram com segurança, informaram autoridades de defesa. Eles disseram que também solicitaram aos aeroportos civis de Seul e próximos que suspendessem as decolagens temporariamente.

A Coreia do Sul enviou ativos de vigilância perto e através da fronteira para fotografar as principais instalações militares na Coreia do Norte como medidas correspondentes contra os voos de drones norte-coreanos, comunicaram os chefes conjuntos. Sem entrar em detalhes, alguns observadores dizem que a Coreia do Sul provavelmente voou drones não tripulados dentro do território norte-coreano.

– Nossos militares responderão de forma completa e resoluta a esse tipo de provocação norte-coreana – disse o Major General Lee Seung-o, diretor de operações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul a repórteres.

*AE

Leia também1 Sobe para 47 o nº de mortos por tempestade de inverno nos EUA
2 China envia 71 aviões a região de Taiwan, em mostra de força
3 Papa Francisco faz apelo para silenciar as armas na Ucrânia
4 Xangai: População é orientada a ficar em casa no fim de semana
5 NY entra em emergência por tempestades de inverno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.