Leia também:
X Cerca de 1,5 mil sírios deixam Ghouta Oriental

Coreia do Norte poderá entrar em futuras Olimpíadas

COI disse à Kim Jong-un que trabalhará por participação do país

Jade Nunes - 31/03/2018 14h36

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un Foto: Reprodução/Kcna

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse a Kim Jong-un que trabalhará para conseguir que a Coreia do Norte participe dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Pequim 2022, informou neste sábado (31) a agência estatal norte-coreana de notícias KCNA.

Bach expressou “sua vontade em assegurar que o COI irá cooperar com a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial do país) na preparação a longo prazo para sua participação” nos Jogos Olímpicos, assim como “impulsionar o desenvolvimento dos esportes na RPDC usando de maneira pró-ativa” eventos esportivos internacionais.

Isso foi transmitido por Bach diretamente a Kim, durante um encontro ontem, em Pyongyang, onde o alemão iniciou na quinta-feira (29) uma visita de três dias que se encerra hoje.

O líder norte-coreano agradeceu a predisposição de Bach e ao COI pela atenção emprestada aos atletas norte-coreanos que participaram dos Jogos de Inverno em PyeongChang, no mês passado, dizendo que eles não foram apenas “bem-sucedidos”, mas que “abriram um novo capítulo de concordância entre o norte e sul”.

– As relações que antes estavam congeladas entre Norte-Sul, receberam uma temporada dramática de desgelo com os Jogos como impulsores e foram totalmente atribuídas aos esforços do COI, que ofereceu uma oportunidade e abriu o caminho para isso – disse Kim, segundo a KCNA.

O líder norte-coreano expressou seu desejo que a cooperação entre o país e o COI evolua “favoravelmente” e que o órgão ajude a desenvolver e melhorar diversos eventos esportivos internos.

Kim “convidou calorosamente ao presidente do COI para que visite com frequência a Coreia do Norte como um amigo”.

Estiveram presentes na reunião o considerado número dois do regime, Choe Ryong-hae, o presidente do Comitê Nacional de Planejamento Esportivo, Choe Hwi, e o ministro dos Esportes norte-coreano, Kim Il-guk, entre outros.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump quer fim de testes para encontro com Coreia do Norte
2 Trump pode suspender acordo comercial com a Coreia do Sul

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.