Leia também:
X Johnson & Johnson é intimada a explicar talco com amianto

Coreia do Norte pede ajuda da ONU por falta de comida

Sanções internacionais são uma das causas do desabastecimento no país

Gabriela Doria - 21/02/2019 18h14

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un Foto: EFE/Korea Summit Press

O Governo da Coreia do Norte pediu ajuda às Nações Unidas e outras organizações humanitárias diante da falta de comida no país, informou nesta quinta-feira (20) a ONU.

– O governo solicitou assistência das organizações humanitárias internacionais presentes no país para responder ao impacto da situação de segurança alimentar – explicou o porta-voz Stéphane Dujarric.

Segundo Dujarric, a ONU está em contato com as autoridades norte-coreanas para analisar o impacto que essa falta de comida pode ter na população mais vulnerável. Segundo os números informados por Pyonyang, espera-se que em 2019 o país sofra carência de 1,4 milhão de toneladas de alimentos básicos como trigo, arroz, batata e soja.

SANÇÕES INTERNACIONAIS
Nos anos 1990, o país asiático foi palco de uma forte crise de fome na qual, segundo diferentes estimativas, morreram entre 250 mil e mais de 3 milhões de pessoas.

A Coreia do Norte é alvo de pesadas sanções internacionais como consequência do seu programa nuclear e de mísseis. Embora existam isenções humanitárias, muitos analistas reconhecem que as restrições contra o regime também afetam a população.

Alguns países, entre eles a Rússia, pediram recentemente a suspensão de algumas dessas sanções para incentivar Pyonyang a avançar nas conversas para a desnuclearização com os Estados Unidos, que quer ver resultados concretos antes de continuar esse processo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, terão sua segunda reunião em Hanói (Vietnã), com o objetivo de acertar uma “definição compartilhada” do que envolve a desnuclearização, depois de meses de estagnação nas negociações.

Trump e Kim participaram em junho do ano passado de uma histórica cúpula em Singapura para iniciar as conversas.

*Com informações da EFE.

Leia também1 Ex-diplomata: 'Coreia do Norte nunca quis desnuclearização'
2 Trump e Kim se reunirão para "avançar na causa da paz"
3 Veja os 10 países que mais perseguiram cristãos em 2018

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.