Leia também:
X Incêndio em prédio de Paris deixa pelo menos 8 mortos

Cor dos oceanos mudará no final do século, diz estudo

Pesquisa do MIT projeta efeitos do aquecimento global

Camille Dornelles - 05/02/2019 09h18 | atualizado em 05/02/2019 10h14

Oceanos podem mudar de cor Foto: Pixabay

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) nesta segunda-feira (4), a cor dos oceanos irá mudar até 2100. O motivo são os efeitos do aquecimento global.

As regiões azuis e verdes se intensificarão por causa de alterações nas populações de fitoplânctons. A cor dos oceanos depende de como os raios de sol interagem com os componentes da água. As moléculas de água absorvem quase toda a luz solar, exceto a parte azul, o que significa que as regiões do oceano com menos vida têm um azul intenso.

Os resultados foram obtidos através de um modelo de previsão computadorizado. Stephanie Dutkiewicz, a diretora de pesquisa do projeto, prevê que as mudanças entre comunidades de fitoplâncton podem alterar as cadeias alimentares, o que considera um problema “potencialmente sério”.

No entanto, Dutkiewicz admite a dificuldade de determinar se estas mudanças se devem à mudança climática ou à variabilidade natural da clorofila dos fitoplânctons.

– Um fenômeno como El Niño ou La Niña provocaria uma mudança na clorofila porque varia a quantidade de nutrientes que chegam ao sistema – explicou.

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.