Leia também:
X Beyoncé presta homenagem a Paulo Gustavo em site oficial

Conselho do Facebook pede que empresa reavalie veto a Trump

Comitê considerou que a sanção de bloqueio indefinido é arbitrária

Pleno.News - 05/05/2021 11h37 | atualizado em 05/05/2021 12h27

Donald Trump chamou ex-advogado de ratazana Foto: EFE/Michael Reynolds

O Conselho Consultivo do Facebook, criado pela própria plataforma para atuar como uma espécie de tribunal sobre o conteúdo que deve ser retirado das redes sociais, pediu à empresa, nesta quarta-feira (5), que reconsidere o veto indefinido ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foi estabelecido um prazo de seis meses para que essa revisão seja efetuada.

As contas de Trump no Facebook e Instagram estão bloqueadas desde que o Capitólio foi invadido no último dia 6 de janeiro por milhares de apoiadores do ex-presidente. O episódio terminou com um saldo de cinco mortes.

Na decisão publicada nesta quarta-feira (5), o conselho ressaltou que “apoia” o bloqueio das contas do ex-presidente porque suas publicações durante o ataque ao Capitólio “violaram gravemente as regras” de utilização da rede social, mas considerou que a sanção de bloqueio indefinido é arbitrária.

– Em vez de aplicar uma das sanções estabelecidas por violações graves, o Facebook concebeu uma suspensão indefinida que não está incluída nas suas políticas de conteúdo. Esta sanção arbitrária deu ao Facebook total discrição sobre suspender ou manter o bloqueio – detalhou o organismo independente.

Os 20 membros do conselho ainda lamentaram que o veto tenha ocorrido “sem critérios que possam ser examinados pelos utilizadores ou observadores externos” e, portanto, pediram à empresa para “reexaminar” sua sanção e impor outra que esteja em conformidade com os regulamentos internos da rede social com base na severidade das publicações de Trump e na possibilidade de reincidências.

Esta revisão deve ocorrer durante os próximos seis meses, e o Facebook se comprometeu, desde o momento da criação do conselho em 2019, a cumprir todas suas resoluções.

Se o Facebook determinar que deve suspender o veto indefinido, Trump poderá voltar a utilizar suas contas no Facebook e no Instagram, embora no momento ainda esteja bloqueado na maioria das outras redes sociais, como Twitter, Snap e YouTube.

*EFE

Leia também1 Após 16 anos de atividade, site Yahoo Respostas é desativado
2 Maior leilão da história trará a tecnologia 5G ao Brasil
3 Transferência de dinheiro começa a funcionar no Brasil
4 China lança App que permite 'dedurar' quem criticar o PCC
5 Huawei lançará dois satélites em julho para testar tecnologia 6G

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.