Leia também:
X Após geladeira quebrar, 40 doses de vacina serão analisadas

Conselheiro de Biden sugere duas máscaras contra Covid

Outros especialistas também aconselham que as pessoas busquem mais proteção contra o novo coronavírus

Pleno.News - 29/01/2021 19h59 | atualizado em 29/01/2021 20h26

Anthony Fauci Foto: EFE/EPA/Al Drago / POOL

De acordo com a CNN, autoridades de saúde começaram a sugerir que as pessoas usem duas máscaras, a fim de terem maior proteção contra o novo coronavírus e suas variantes. Anthony Fauci, conselheiro médico chefe do presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre o assunto durante uma entrevista à emissora NBC.

– Se você tem uma cobertura física com uma camada, coloca outra camada, faz sentido que seja mais eficaz, e é por isso que você vê as pessoas com máscaras duplas ou fazendo uma versão de uma N95 – defendeu Fauci.

De acordo com a reportagem, Biden e a vice-presidente Kamala Harris têm usado máscaras em dobro. Antes da posse, Biden já tinha sido visto com uma máscara cirúrgica debaixo de outra máscara de tecido.

No dia da posse de Biden, o secretário de transportes, Pete Buttigieg, e o companheiro dele, Chasten Buttigieg, usaram duas máscaras. Na ocasião, eles tiraram uma selfie, que permitiu que o público reparasse na proteção dupla.

Ainda segundo a CNN, estudos apontaram que uma máscara de camada única não é eficaz. Máscaras cirúrgicas são feitas com três camadas de TNT e uma pesquisa de 2020 apontou que elas apresentam 50% de eficácia na proteção.

Joseph Allen, professor associado da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, de Harvard, defendeu que usar uma máscara cirúrgica sob uma máscara de pano resulta em “mais de 91% de eficiência de remoção de partículas”.

Em dezembro de 2020, Linsey Marr, professor de engenharia civil e ambiental da Virginia Tech, um dos maiores especialistas em transmissão de vírus, e Monica Gandhi, professora de medicina da UCSF/ San Francisco General Hospital, também recomendaram o uso de duas máscaras. A fim de obter uma proteção máxima, eles indicaram que as pessoas poderiam “usar uma máscara de pano firmemente em cima de uma máscara cirúrgica onde a máscara cirúrgica atua como um filtro e a máscara de pano fornece uma camada adicional de filtração enquanto melhora o ajuste.” Outra opção seria uma máscara de três camadas.

O ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Tom Friedan, foi mais além e defendeu uma “atualização de uma máscara de pano para uma máscara cirúrgica ou de uma máscara cirúrgica para uma N95 / KN95”.

– Considere a atualização de uma máscara de pano para uma máscara cirúrgica ou de uma máscara cirúrgica para uma N95 / KN95, se disponível. Máscaras melhores podem ajudar a reduzir o risco de cepas mais contagiosas – disse ele, em uma publicação de segunda-feira (25), no Twitter.

Apesar disso, o CDC não recomenda máscaras N95 para o público em geral.

Leia também1 Após geladeira quebrar, 40 doses de vacina serão analisadas
2 SP recua e não adiará aplicação de segunda dose da CoronaVac
3 Estudo: Vacina da Pfizer é eficaz contra variante britânica
4 Covid: UE autoriza uso da vacina de Oxford e AstraZeneca
5 PF abre inquérito para investigar ministro Eduardo Pazuello

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.