Leia também:
X Desaba hotel na China usado para quarentena do Covid-19

Conheça Rosa Parks e outras mulheres que fizeram história

ESPECIAL MULHER: Cinco personagens mostram força feminina

Pleno.News - 08/03/2020 08h00

Nesta sexta-feira (8) se comemora o Dia Internacional da Mulher. Apesar das diversas conquistas, como o direito ao voto, às vezes a relevância das mulheres é ignorada ao longo da história.

Pensando nisso, o Pleno.News fez uma lista de cinco mulheres que marcaram a história. Confira:

1. Rosa Parks
Rosa Parks é um importante nome na luta pelos direitos civis. Em 1955, plena época de segregação racial nos Estados Unidos, ela, que era negra, se negou a ceder um assento de coletivo para um homem branco. A lei estadual determinava que, caso o transporte ficasse cheio, os negros tinham que se levantar. Rosa Parks foi presa, o que desencadeou diversos protestos e fez com que um homem, até então desconhecido, começasse a ganhar destaque, o pastor Martin Luther King.

2. Marie Curie
Impossível estudar química e física sem falar no nome de Marie Curie. De origem polonesa, ela viveu entre os anos de 1867 e 1934. Marie ficou famosa por suas pesquisas sobre radioatividade. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e foi agraciada com a premiação duas vezes, nas áreas já citadas.

3. Amelia Earhart
Amelia Earhart nasceu nos Estados Unidos em 1897 e era piloto. Em 1928, ela se tornou a primeira mulher a fazer um voo solo sobre o Oceano Atlântico. A sua morte é cercada por mistérios. Em 1937 ela tentava cruzar o mundo quando o avião desapareceu no Oceano Pacífico. Até hoje há buscas para encontrar destroços e os restos mortais.

4. Maria da Penha
A farmacêutica brasileira Maria da Penha Maia Fernandes foi vítima de violência doméstica durante 23 anos. Em 1983, seu marido tentou matá-la duas vezes. Após a última tentativa, ela tomou coragem e o denunciou. Por causa das agressões, Maria da Penha ficou paraplégica. Devido à sua luta para levar o marido à Justiça, a Lei nº 11.340/2006, de proteção às mulheres, ganhou seu nome.

5. Nadia Comaneci
Nadia Comaneci é a dona do primeiro 10 perfeito da história da ginástica artística. Ela conseguiu o feito em 1976, aos 14 anos, nos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá, e tornou-se uma lenda do esporte.

Leia também1 Damares e Moro irão assinar acordo em prol de mulheres
2 Dia Internacional: Conheça 8 leis exclusivas das mulheres
3 Evento liderado por mulheres visa direitos à saúde feminina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.