Leia também:
X Com avanço de variante, Sydney entra em fase ‘preocupante’

Congresso da Argentina aprova cota para trans no setor público

Lei estabelece uma cota de pelo menos 1% do número total de cargos nos três poderes

Pleno.News - 25/06/2021 12h11

Argentina terá cota para transexuais no serviço público
Argentina terá cota para transexuais no serviço público Foto: Reprodução

O Senado da Argentina aprovou, na quinta-feira (24), uma lei que estabelece uma cota para contratação de pessoas transgênero, travestis e transexuais no setor público nacional e dá incentivos fiscais para o setor privado também cumprir a medida.

A lei estabelece uma cota de pelo menos 1% do número total de cargos nos três poderes, nos ministérios públicos, órgãos descentralizados ou autônomos, entidades públicas não estatais, empresas e sociedades governamentais em todas as formas de contratação.

Além disso, a lei estipula que a escolaridade pode não ser um obstáculo à entrada e permanência nos postos. Também estão previstos incentivos fiscais para empresas privadas por um ano, um período que é estendido para dois anos no caso de pequenas e médias empresas que contratam os beneficiários da lei.

O Banco da Nação Argentina, público, deve promover linhas de crédito com taxa preferencial para o financiamento de empreendimentos produtivos, comerciais ou de serviços, individuais ou associativos, especificamente destinados a pessoas transgênero, travestis e transexuais.

A aprovação da lei no Senado argentino ocorreu por um placar de 55 votos favoráveis, um negativo e seis abstenções. Há duas semanas, a Câmara dos Deputados havia dado o aval por 207 votos favoráveis, 11 negativos e 7 abstenções. Após a aprovação, a Casa Rosada, sede do Poder Executivo do país, foi iluminada com as cores da bandeira trans.

*EFE

Leia também1 Brasil recebe 1º lote de vacinas doadas pelos Estados Unidos
2 Comparsas cozinhavam e davam abrigo para Lázaro, afirma site
3 Com avanço de variante, Sydney entra em fase 'preocupante'
4 Desabamento em Miami tem 159 desaparecidos e 4 mortos
5 Bolsonaristas lançam vaquinha online para libertar Silveira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.