Leia também:
X Príncipe Harry e Meghan Markle esperam primeiro filho

Congo registra 135 casos e alerta para epidemia de ebola

Número se refere a óbitos e corpos das vítimas estão sob análise

Camille Dornelles - 15/10/2018 09h04 | atualizado em 15/10/2018 09h23

Vírus do Ebola atingiu uma das maiores cidades do Congo Foto: Reprodução/ Instagram

Neste domingo (14) o governo da República Democrática do Congo, na África, confirmou que há 135 prováveis mortes por ebola no país.

O Ministério da Saúde congolês afirmou que, do total de mortes, 100 deram positivo para o vírus no laboratório. Enquanto o número total de infecções chega a 211, 176 delas foram confirmadas e 35 são prováveis.

Dois meses e meio depois que o novo surto foi declarado em partes do leste do Kivu do Norte e de Ituri, o surto deu início neste sábado (13) a uma segunda onda “de alto risco” na cidade de Beni.

– A epidemia em Beni é de alto risco e a situação é preocupante – informou o ministro da Saúde, Oly Ilunga.

O ministro citou a insegurança na região entre os fatores responsáveis por esta segunda onda do surto. Para ele, a presença de grupos rebeldes armados provoca o deslocamento contínuo das pessoas e aumenta o risco de maiores contaminações.

Além disso, muitas populações da região optam por curandeiros no lugar de profissionais de saúde humanitários. O porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tariq Jasarevic, alertou sobre as consequências dessa prática em pronunciamento no sábado (13).

– Seguimos vendo casos de pessoas que procuram primeiro os curandeiros, que combinam a medicina moderna com a tradicional, e demoram a comparecer aos centros de tratamento, o que torna mais difícil salvar suas vidas – explicou.

O vírus ebola é transmitido através do contato direto com sangue e fluídos corporais contaminados, provoca febre hemorrágica e pode alcançar uma taxa de mortalidade de 90% se não for detectada a tempo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Congo suspeita de novo surto de ebola com 113 mortes
2 Epidemia de ebola no Congo deixa crianças órfãs
3 OMS confirma origem de novo surto de ebola

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.