Leia também:
X Veja quais são as 10 piores companhias aéreas do mundo

Confira os 10 países mais perigosos para mulheres

Estudo leva em consideração critérios como acesso ao sistema de saúde e abuso sexual e não sexual

Henrique Gimenes - 26/06/2018 19h15

Uma pesquisa realizada pela agência Reuters ouviu cerca de 550 especialistas para determinar quais são os países mais perigosos para as mulheres no mundo. O estudo levou em consideração os temas femininos entre os 193 membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foram levados em consideração critérios como o sistema de saúde, recursos econômicos, práticas tradicionais, abuso sexual e não sexual e tráfico humano. Um estudo semelhante já havia sido feito em 2011, mas na ocasião foram apontados apenas os 5 países. Os especialistas foram ouvidos entre os dias 26 de março e 4 de abril.

Saiba quais são os 10 países mais perigosos para as mulheres:

10. Estados Unidos

O principal risco das mulheres nos EUA são as questões relacionadas de violência sexual, o que inclui estupro, assédio, coerção e ainda a falta de acesso à justiça nos casos de estupro.

9. Nigéria

A principal acusação é feita por grupos de direitos humanos, que afirma que militares nigerianos praticaram os crimes de tortura, estupro e ainda mataram civis em confronto de nove anos contra o grupo Boko Haram

8. Iêmen

Problemas com o acesso ao sistema de saúde, acesso a recursos econômicos, risco de práticas tradicionais e culturais e violência não-sexual são os principais problemas do país.

7. República Democrática do Congo

A ONU considera que milhões de pessoas passam por “condições de vida infernais” após de anos de violência entre facções e ausência de lei. Para as mulheres, a violência sexual é o pior problema.

6. Paquistão

O pouco acesso a recursos econômicos e discriminação, assim como o risco proveniente de práticas tradicionais, culturais e religiosas coloca o país nesta posição.

5. Arábia Saudita

Os problemas com relação ao acessoa recursos econômicos e discriminação, inclusive no ambiente de trabalho e em termos de direitos de propriedade, colocam o país na quinta posição.

4. Somália

Para as mulheres, os principais problemas são os relacionados acesso ao sistema de saúde e o risco de práticas tradicionais e culturais prejudiciais, assim como o acesso a recursos econômicos.

3. Síria

Após sete anos de guerra civil, as principais dificuldades para as mulheres são o acesso ao sistema de saúde e a violência não sexual.

2. Afeganistão

Mesmo após a deposição do Talibã, o país ainda enfrenta problemas em diversas áreas. Para as mulheres, as maiores dificuldades estão em violência não sexual, acesso ao sistema de saúde e acesso a recursos econômicos.

1. Índia

A Índia ocupa o topo da lista principalmente por três motivos: o risco que as mulheres enfrentam de violência sexual, o risco de práticas tradicionais e culturais prejudiciais e o tráfico humano.

Leia também1 Veja quais são as 10 piores companhias aéreas do mundo
2 Suprema Corte dos EUA apoia veto migratório de Trump

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.